Festival Volta ao Mundo: Macedônia do Norte exibe filmes inéditos no Brasil

por: Cinevitor
Cena do filme Willow, de Milcho Manchevski.

O serviço de streaming Belas Artes À La Carte inicia nesta quinta-feira, 10/03, o Festival Volta ao Mundo: Macedônia do Norte. Até o dia 23 de março, a plataforma apresentará sete filmes do país europeu, produzidos entre 2017 e 2020, que são inéditos no Brasil.

Exclusivo para assinantes da plataforma, o festival é uma parceria com a North Macedonia Film Agency. Dos sete filmes que serão exibidos, três são curtas-metragens, um média e três longas, entre eles comédias, dramas e documentários, com participações e premiações em importantes festivais internacionais.

Entre os destaques da programação está o longa-metragem O Ingrediente Secreto, dirigido e roteirizado por Gjorce Stavreski. O filme recebeu 26 indicações, participando de festivais como Cleveland International Film Festival, Santa Barbara International Film Festival e Mostra de València-Cinema del Mediterrani, tendo conquistado nove prêmios.

Ainda que a França tenha sido pioneira no cinema mundial e os Estados Unidos seja o principal polo de produção audiovisual, a Macedônia do Norte possui uma das cinematografias mais antigas do mundo. Historiadores afirmam que os primeiros registros cinematográficos do país surgiram em 1905, pelos irmãos Milton e Janaki Manaki.

No entanto, a guerra civil ocorrida no país na década de 1920 causou uma devastação generalizada. Isso fez com que poucos cineastas seguissem em frente e o cinema estagnasse por alguns anos na Macedônia do Norte. Somente a partir dos anos 1930 que a produção local voltou a engatinhar, ainda que o primeiro longa-metragem macedônio fosse produzido apenas em 1952: Frosina, de Vojislav Nanovic.

Desde então, o cinema macedônio vem conquistando espaço em diversos festivais importantes ao redor do mundo. Em 1994, Antes da Chuva, dirigido por Milcho Manchevski, se tornou o primeiro filme do país a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, categoria hoje chamada de melhor filme internacional. Em 2020, a Macedônia do Norte voltaria a repetir a dose, desta vez com Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, que também foi indicado ao Oscar de melhor documentário.

Conheça os filmes do Festival Volta ao Mundo: Macedônia do Norte, do Belas Artes À La Carte:

Consumo Contemporâneo, de Ana Aleksovka
O Efeito Felicidade, de Borjan Zafirovski
O Ingrediente Secreto, de Gjorce Starveski
Snake, de Andrej I. Volkashin
Sticker, de Georgi M. Unkovski
Todos Nós Vamos Morrer, de Sashko Potter Micevski
Willow, de Milcho Manchevski

Foto: Divulgação.

Comentários