Morre, aos 87 anos, o ator Luis Gustavo

por: Cinevitor
Carreira de sucesso e personagens marcantes.

Morreu neste domingo, aos 87 anos, o ator Luis Gustavo. Segundo informações divulgadas por familiares, ele sofreu complicações por conta de um câncer no intestino, doença que lutava desde 2018.

Nascido em Gotemburgo, na Suécia, Luis Gustavo Sánchez Blanco veio para o Brasil ainda criança. Antes de atuar, iniciou sua carreira como contrarregra por indicação do cunhado Cassiano Gabus Mendes, que era diretor artístico na TV Tupi.

Depois disso, fez participações em diversas novelas, filmes e teleteatros. Porém, ganhou destaque em 1968 ao protagonizar Beto Rockfeller, na TV Tupi, que inovou a teledramaturgia brasileira. Ao longo da carreira, brilhou em diversos outros trabalhos, entre eles: Ti Ti Ti, de 1985, no papel de Ariclenes Almeida/Victor Valentin; o radialista Juca Pirama, em O Salvador da Pátria; o músico cego em Te Contei?; o playboy Ricardo em Anjo Mau; entre outros.

Em Elas por Elas, novela exibida na TV Globo, em 1982, se consagrou ao interpretar o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca, que lhe rendeu o Troféu APCA e o Troféu Imprensa, e logo ganhou um seriado próprio e um filme por conta do sucesso. Outro personagem marcante de sua carreira foi o síndico do Arouche Towers e dono da companhia de turismo VavaTur, Vanderlei Mathias, o Vavá, no humorístico Sai de Baixo.

Ainda na TV, participou de diversas obras, entre elas: Que Rei Sou Eu?, O Direito de Nascer, O Mapa da Mina, Confissões de Adolescente, O Beijo do Vampiro, Alma Gêmea, O Profeta, Três Irmãs, A Vida da Gente, Malhação, Joia Rara, Êta Mundo Bom!, entre outras.

No cinema, sua estreia aconteceu em 1956 no drama O Sobrado, de Walter George Durst e Cassiano Gabus Mendes. Depois disso, atuou em diversos filmes, como: Casinha Pequenina, Noites Quentes de Copacabana, Beto Rockfeller, Amada Amante, Sede de Amar, As Aventuras de Mário Fofoca, O Casamento de Romeu e Julieta, Faça Sua História, Os Penetras e Sai de Baixo – O Filme.

Foto: Eliana Rodrigues/Canal Viva.

Comentários