
Morreu nesta terça-feira, 27/07, aos 101 anos, o ator, dublador e comediante Orlando Drummond. Segundo informações divulgadas pela imprensa, ele chegou a ser internado em maio por conta de uma infecção urinária, mas recebeu alta em junho. O ator morreu em casa de falência múltipla dos órgãos.
Nascido no Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1919, Orlando Drummond Cardoso começou sua carreira na década de 1940 como contrarregra. Com a ajuda de Paulo Gracindo, tornou-se dublador. Em 1954, atuou em seu primeiro filme, a comédia musical Rei do Movimento, de Victor Lima e Hélio Barroso.
Nas telonas, trabalhou também em Angu de Caroço, de Euripides Ramos; Bonga, O Vagabundo, de Victor Lima, com Renato Aragão; O Doce Esporte do Sexo, de Zelito Viana; Um Lobisomem na Amazônia e O Sarcófago Macabro, de Ivan Cardoso; e De Perto Ela Não é Normal, de Cininha de Paula, com Suzana Pires.
Porém, o reconhecimento nacional aconteceu por conta de seu personagem mais famoso: Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, que foi criado na década de 1950 para a versão do programa ainda no rádio. Ao lado do amigo Chico Anysio, também brilhou na versão televisiva, que foi ao ar por muitos anos.
Personagem inesquecível: Seu Peru, na Escolinha do Professor Raimundo.
Ainda na TV, participou de diversos programas, séries e novelas, como: Sangue do Meu Sangue, Chico Anysio Show, Os Trapalhões, Caça Talentos, Zorra Total, A Turma do Didi, Ciranda de Pedra, entre outros. Em 2019, fez uma participação especial na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo.
Consagrado como dublador, Orlando entrou para o Guinness World Records por mais de 35 anos por dublar o famoso personagem Scooby Doo. Entre outros trabalhos de dublagem, também se destacou com sua voz em Popeye; Alf, o ETeimoso; Caverna do Dragão, como Vingador; O Pirata do Espaço, como Marechal Doggus; Thundercats, como Rátaro; Smurfs, como Gargamel, além de dublar o Papai Smurf nos filmes; As Aventuras de Tintim; Alice no País das Maravilhas, como Lebre de Março; Mary Poppins; Branca de Neve e os Sete Anões, como Atchim; O Gordo e o Magro; Robocop; O Poderoso Chefão; As Tartarugas Ninjas; Mad Max – Além da Cúpula do Trovão; Rebelde, como Sr. Mendiola; entre muitos outros.
Em janeiro deste ano, Drummond foi um dos primeiros vacinados contra a Covid-19, no Rio de Janeiro. Era casado, desde 1951, com Glória Drummond, com quem teve dois filhos.
Fotos: Ellen Soares e Acervo Globo.