Festival Guarnicê de Cinema 2021 abre inscrições para mostras competitivas

por: Cinevitor
Abertura da edição passada no drive-in: homenagem ao ator Othon Bastos.

Mais tradicional evento do audiovisual maranhense, o Guarnicê é também o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, realizado há 44 anos pela UFMA, Universidade Federal do Maranhão, via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Além das mostras competitivas nacionais e locais, a programação conta também com ações formativas que incluem oficinas audiovisuais, workshops com especialistas em cinema e palestras.

As inscrições para a 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema começaram nesta quinta-feira, 27/05, por meio dos formulários disponíveis no site do festival (clique aqui). O Guarnicê será realizado, novamente, de maneira híbrida, com ações presenciais e virtuais, entre os dias 17 e 24 de setembro.

As mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem. Os realizadores maranhenses concorrem nas categorias filme publicitário, reportagem televisiva e videoclipe, além de longa, curta e curtíssima-metragem. Podem se inscrever realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa. O Guarnicê aceita obras audiovisuais finalizadas a partir de outubro de 2019; a participação é gratuita.

Entre os prêmios ofertados estão: melhor filme de longa-metragem nacional, que recebe R$ 20 mil; e melhor curta nacional, contemplado com R$ 12 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) destina dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Outros detalhes sobre a premiação, assim como todas as informações do Guarnicê, se encontram no regulamento do festival.

Pelo segundo ano consecutivo, o Guarnicê acontecerá de maneira híbrida. No ano passado, neste mesmo formato, o festival promoveu a primeira sessão de cinema drive-in da história do Maranhão e bateu recorde de visualizações com sua programação on-line, apreciada por 14 mil espectadores de 20 países diferentes.

O caráter das ações presenciais do Guarnicê 2021 depende da situação da pandemia. A diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Professora Dra. Roselis Barbosa Câmara, destaca: “Nossa equipe tem conversado bastante sobre esse assunto. É nosso desejo realizar algumas ações da 44ª edição de forma presencial, mas é claro que só vamos fazer se tivermos condições sanitárias adequadas para tanto”.

E mais: no dia 8 de setembro a cidade de São Luís, capital do Maranhão, completa 409 anos. Uma das atrações do aniversário será o Festival Guarnicê de Cinema.

Foto: Divulgação/UFMA.

Comentários