
Rodado em 2018, em Paquetá, no Rio de Janeiro, o drama Noites de Alface, protagonizado por Marieta Severo e Everaldo Pontes, marca a estreia do premiado diretor de curtas e documentarista carioca Zeca Ferreira na direção de um longa de ficção.
O cineasta, que também assina o roteiro, se inspirou no romance homônimo da escritora paulista Vanessa Bárbara: “Noites de Alface é um filme sobre como é envelhecer, comportando então uma série de subtemas dele derivados: a solidão, as perdas, o isolamento, as limitações físicas, o medo de perder a razão e a proximidade da morte. O que torna o projeto original é a forma leve com que se aproxima de assuntos tão densos e espinhosos”, disse o diretor.
Na pacata vila onde passaram toda sua vida, Ada, interpretada por Marieta Severo, e Otto, papel de Everaldo Pontes, se veem diante de um mistério: o sumiço repentino do carteiro Aidan, vivido por Pedro Monteiro. Enquanto devora livros de suspense, Otto vasculha suas lembranças para tentar encontrar alguma pista e espia pela janela a rotina dos vizinhos. Entre eles, o farmacêutico Nico (João Pedro Zappa), especialista em bulas de remédio e inconveniente nas horas vagas; a excêntrica Dona Iolanda (Teuda Bara); Teresa (Inês Peixoto) e seus cachorros barulhentos; Mayu (Lumi Kim) e seu avô, o velho Taniguchi (Antônio Sakatsume), um japonês ex-combatente de guerra que sofre do mal de Alzheimer; e do carteiro principal da cidade, Aníbal (Romeu Evaristo).
Produzido por Alexandre Rocha e Marcelo Pedrazzi, da Afinal Filmes, com coprodução do Canal Brasil e recursos geridos pelo FSA/BRDE, o longa tem distribuição da Pipa Pictures e conta com recursos do edital da Lei Aldir Blanc no lançamento comercial.
Assista ao trailer de Noites de Alface, que estreia no dia 24 de junho:
Foto: Divulgação/Afinal Filmes.