Piedade, de Claudio Assis, será o filme de abertura do 13º Los Angeles Brazilian Film Festival

por: Cinevitor

piedadeLABRFF2020Francisco de Assis Moraes, Fernanda Montenegro e Matheus Nachtergaele em Piedade.

Dirigido pelo pernambucano Claudio Assis e premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Piedade será o filme de abertura do Los Angeles Brazilian Film Festival. A 13ª edição do evento, considerado o maior festival de cinema brasileiro no exterior, acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro em formato on-line por conta da pandemia de Covid-19.

No longa, que abrirá o LABRFF 2020, Fernanda Montenegro é Dona Carminha, a matriarca que está à frente do Bar Paraíso, estabelecimento praiano construído por seu falecido marido, Humberto Bezerra, na Praia Saudade, em Piedade. Moram com ela seu filho Omar, papel de Irandhir Santos, e seu neto Ramsés, interpretado por Francisco de Assis Moraes, filho da caçula Fátima (Mariana Ruggiero), que trabalha e reside do outro lado da cidade. A chegada de Aurélio, vivido por Matheus Nachtergaele, executivo de uma empresa petrolífera, afeta a harmonia da família e traz revelações que a relacionam a Sandro, interpretado por Cauã Reymond, e seu filho Marlon, papel de Gabriel Leone. O filme, que apresenta discussões sociais, será exibido logo após o red carpet on-line e a cerimônia de abertura.

Neste ano, todo o evento será realizado na Filmocracy. A interatividade oferecida pela plataforma é o diferencial do LABRFF em relação a outros eventos realizados virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus. A experiência na Filmocracy permite o contato entre todos que estiverem on-line, com áudio, vídeo e chat; conversar com elenco e diretores dos filmes, por exemplo, é uma das possibilidades.

A vila virtual montada para ser a sede do LABRFF na Filmocracy tem vários prédios, onde é possível transitar por cada andar, entrar nas mesas de discussões e assistir palestras e outros eventos da programação. A maioria dos filmes estará disponível on-demand, enquanto outros vão ter data e hora definidas para exibição. Para não perder nada, é possível conferir toda programação no site do LABRFF (clique aqui) com a relação de filmes, além dos eventos do Brazilian Film Market (BFM) e a feira de mercado, que traz palestrantes e entrevistados renomados para a programação. Os ingressos também estão sendo vendidos pelo site; o valor único dá acesso a todo evento.

“O desafio de fazer um evento online incrível está sendo muito grande, mas estamos muito felizes com tudo que estamos oferecendo. São mais de 150 filmes e videoclipes, dezenas de palestras, shows e bate-papos. É tanta coisa pra ver que vamos deixar vários filmes disponíveis até o dia 29 de outubro, dando mais tempo pra todo mundo aproveitar. Tenho certeza que será uma experiência única. Espero que o público brasileiro possa prestigiar o nosso festival”, comenta Meire Fernandes, fundadora do LABRFF.

Mais uma novidade anunciada foi a votação popular no Los Angeles International Music Video Festival (LAMV), a competição de music videos fundada ano passado dentro do LABRFF. Com obras de várias partes do planeta, qualquer internauta poderá escolher suas preferidas em duas categorias: melhor music video e melhor performance artística. A votação é por meio do site. “Temos uma diversidade de obras surpreendentes, o que é marca do LAMV desde a sua fundação, em 2019. De obra do Oriente Médio ao fenômeno brasileiro Anitta, os ritmos são os mais variados e a nossa votação vai mostrar um termômetro do gosto dos internautas ao redor do mundo. Estamos bem felizes com essa possibilidade”, comemora Manoel Neto, fundador do LAMV.

Fundado em 2008, o LABRFF preencheu uma lacuna na terra do cinema, tornando-se uma vitrine para as produções brasileiras em Hollywood. O festival já exibiu mais de 800 títulos, premiou mais de 300 profissionais do cinema e contribuiu para a realização de longas metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos, além de ter colaborado para o licenciamento de diversos títulos brasileiros para majors de distribuição americana.

Clique aqui e confira a lista completa com os selecionados para a 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival. O júri deste ano será presidido pelo cineasta Hsu Chien Hsin e contará com: Flavia Candida, curadora e produtora; Silvero Pereira, ator; Mara Carvalho, atriz; e Cecília Amado, cineasta.

Foto: Divulgação.

Comentários