Festival Biarritz Amérique Latine 2020: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor

matarinsetosbiarritzCena do curta O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli.

O Festival Biarritz Amérique Latine é um evento realizado desde 1979 com o objetivo de promover o cinema latino-americano na França, além de oferecer oportunidades de distribuição e coprodução para os realizadores.

A seleção conta com três mostras competitivas, de longas de ficção, curtas e documentários, além de sessões especiais fora de competição. O festival também se propõe a descobrir a cultura latino-americana de outras formas, com exposições de fotografia, concertos, encontros literários e universitários em parceria com o IHEAL, Instituto de Estudos Avançados da América Latina, entre outras atividades.

Nesta 29ª edição, que acontecerá entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, o cinema brasileiro ganha destaque com diversas produções, como: Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança; o curta Menarca, de Lillah Halla, selecionado para a Semana da Crítica em Cannes; o documentário O Índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels, de Tiago Carvalho; entre outros.

Conheça os selecionados para o Festival Biarritz Amérique Latine 2020:

FICÇÃO:

Chico ventana también quisiera tener un submarino, de Alex Piperno (Uruguai/Argentina/Brasil/Holanda/Filipinas)
La Fortaleza, de Jorge Thielen Armand (Venezuela/Colômbia/França/Holanda)
La Veronica, de Leonardo Medel (Chile)
Los Fantasmas, de Sebastián Lojo (Gutemala/Argentina)
Lina de Lima, de María Paz González (Chile/Peru/Argentina)
Ofrenda, de Juan Mónaco Cagni (Argentina)
Se escuchan aullidos, de Julio Hernández Cordón (México)
Selva trágica, de Yulene Olaizola (México/França/Colômbia)
Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança (Brasil/Portugal/Moçambique)

DOCUMENTÁRIO:

A media voz, de Heidi Hassan e Patricia Pérez Fernández (Cuba/Espanha/França/Suíça)
Cosas que no hacemos, de Bruno Santamaría (México)
El Campeón del mundo, de Federico Borgia e Guillermo Madeiro (Uruguai)
El Otro, de Francisco Bermejo (Chile)
La Niebla de la paz, de Joel Stängle (Colômbia)
Las Razones del lobo, de Marta Hincapié Uribe (Colômbia)
Mirador, de Antón Terni (Uruguai)
O Índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels, de Tiago Carvalho (Brasil)
Responsabilidad Empresarial, de Jonathan Perel (Argentina)
Suspensión, de Simón Uribe (Colômbia)

CURTA-METRAGEM:

Chakero, de Alejandro Ángel Torres (Colômbia)
El Silencio del río, de Francesca Canepa (Peru)
Gardeliana, de Patricio Toscano (Argentina)
La enorme presencia de los muertos, de José María Avilés (Argentina)
Los Niños lobo, de Otavio Almeida (Cuba)
Menarca, de Lillah Halla (Brasil)
Mundo, de Ana Edwards (Chile)
O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli (Brasil)
Permanencia, de Camilo Palacios (Colômbia)
Teoría social numérica, de Paola Michaels (Colômbia)
Volando bajo, de Elkin Calderón e Diego Piñeros (Colômbia)

FORA DE COMPETIÇÃO | AVANT-PREMIÈRES:

Vers la bataille, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux (França/Colômbia)
Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes (Brasil)
Gaucho Basko, de Carlos Portella Nunes (França)
Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra (Brasil/França)
El Father Plays Himself, de Mo Scarpelli (Venezuela)

FORA DE COMPETIÇÃO | SESSÃO ESPECIAL:

Serial Kelly, de René Guerra (Brasil) (exibido em work in progress)

FOCUS LATINOS IN THE USA:

El Viaje de Monalisa, de Nicole Costa (Chile)
Hermia y Helena, de Matías Piñeiro (Argentina)
I’m Leaving Now, de Lindsey Cordero e Armando Croda (EUA/México)
Los Lobos, de Samuel Kishi Leopo (México)
Memorias del desarrollo, de Miguel Coyula (EUA/Cuba)
Ninguém Está Olhando (Nadie nos mira), de Julia Solomonoff (Argentina/Espanha/Colômbia/Brasil/EUA)
Rastreador de estatuas, de Jerónimo Rodríguez (Chile/EUA)
The Infiltrators, de Cristina Ibarra e Alex Rivera (EUA)
We Like It Like That, de Mathew Ramírez Warren (EUA)

Foto: Divulgação.

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