
A oitava edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontecerá entre os dias 10 e 23 de março no CineSesc, em São Paulo. A programação contará com exibições de 16 longas, entre obras restauradas de cineastas consagrados e um filme inédito.
A abertura será com Vladivostok, último lançamento do Estúdio Mosfilm nos cinemas. Dirigido por Anton Bormatov, conhecido pela série de TV russa Olga, e com roteiro e produção executiva de Karen Shakhanazarov, diretor geral do estúdio, o longa é um thriller dramático e contemporâneo que aborda uma tentativa de fuga após um crime.
Além disso, duas datas de destaque para o cinema mundial serão celebradas na programação do evento: o aniversário de 200 anos do famoso escritor russo Fiódor Dostoiévski, pensador e romancista autor de livros como Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov, e os 100 anos do premiado diretor e roteirista Yuri Ozerov, realizador de mais de 20 filmes.
Dostoiévski será celebrado com o longa O Idiota, baseado na primeira parte de seu romance homônimo. Lançado em 1958 e dirigido por Ivan Pyryev, cineasta premiado nas décadas de 1940 e 1950, a obra se destaca pela fidelidade ao texto original e pela atuação de Yuri Yakovlev.
A celebração ao cineasta Yuri Ozerov acontecerá com a exibição completa da série Libertação, composta por cinco filmes. As obras foram recentemente restauradas pelo Estúdio Mosfilm em 4K e são consideradas uma referência entre os filmes de guerra. Realizados entre os anos de 1967 e 1971, em coprodução com a União Soviética, Itália, Alemanha Oriental, Iugoslávia e Polônia, os filmes retratam momentos históricos da Segunda Guerra Mundial como, por exemplo, a travessia de Dnieper, a libertação de Kiev, a rendição da Alemanha nazista e as intensas batalhas por Berlim.
Outro nome do cinema russo que ganha destaque na programação é o ator e diretor Vladimir Menshov, conhecido pela representação do homem comum e da vida da classe trabalhadora na Rússia em seus longas e que faleceu em julho de 2021 por complicações da Covid-19. Duas obras do cineasta estarão no evento: Amor e Pombos, de 1984, e Moscou Não Acredita em Lágrimas, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.
A 8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo terá também uma exibição especial de Rua Mercantil Nº 3 (1927), de Abraham Room, considerada uma das obras primas do cinema silencioso soviético. O longa será exibido com trilha sonora composta e executada ao vivo pela pianista Dudah Lopes.
Completam a programação: Uma Banda Divertida (1934), de Grigory Aleksandrov, com música de Isaac Dunaevsky; Ilia Muromets (1956), de Aleksandr Ptushko; Andrei Rublev (1966), de Andrei Tarkovsky; Os Ciganos Vão Para o Céu (1976), de Emil Loteanu, recentemente restaurado em 4K; o drama autobiográfico Os Órfãos (1977), de Nikolai Gubenko, e Enfermaria Nº 6 (2009), de Karen Shakhnazarov, com roteiro baseado no romance de Anton Chekhov.
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com o CineSesc São Paulo e a Embaixada da Rússia no Brasil. Dos 16 filmes da programação deste ano, 9 estão em 4K, sendo 8 recentemente restaurados, além do lançamento, Vladivostok,; todas as exibições serão no formato DCP.
Foto: Divulgação.