
Foram anunciados neste sábado, 12/03, no Beverly Hilton, em cerimônia apresentada pelo comediante Judd Apatow, os vencedores do 74º DGA Awards, prêmio organizado pelo Sindicato dos Diretores da América, Directors Guild of America, que elege a melhor direção em TV e cinema desde 1948.
Neste ano, a cineasta neozelandesa Jane Campion, que já tinha sido indicada em 1994 com o drama O Piano, foi a grande vencedora desta 74ª edição com Ataque dos Cães e recebeu o prêmio das mãos de Chloé Zhao, consagrada nesta mesma categoria no ano passado. Vale lembrar que a primeira mulher a ganhar o prêmio principal do Sindicato foi Kathryn Bigelow, em 2010, com Guerra ao Terror; ela também estava indicada neste ano pela direção do comercial Apple iPhone 13 Pro: Hollywood in Your Pocket.
Além disso, a diretora mexicana Tatiana Huezo, de A Noite do Fogo, uma coprodução entre México, Alemanha, Brasil, Argentina, Suíça e Estados Unidos, estava indicada na categoria de melhor direção estreante; a vencedora foi Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida. Nas categorias televisivas, foram premiados: Mark Mylod, por Succession; Lucia Aniello, por Hacks; Barry Jenkins, por The Underground Railroad; entre outros.
Como de costume, nomes importantes da indústria foram homenageados: o cineasta Spike Lee recebeu o Lifetime Achievement Award, honraria máxima da premiação, sendo o primeiro diretor negro a receber esse título pelo Sindicato; Joseph P. Reidy recebeu o Frank Capra Achievement Award em reconhecimento ao sucesso na indústria; e Garry W. Hood foi honrado com o Franklin J. Schaffner Achievement Award.
Conheça os vencedores do 74º Directors Guild of America Awards nas categorias de cinema:
MELHOR DIREÇÃO | LONGA-METRAGEM
Jane Campion, por Ataque dos Cães
MELHOR DIREÇÃO ESTREANTE | LONGA-METRAGEM
Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
MELHOR DIREÇÃO | DOCUMENTÁRIO
Stanley Nelson, por Attica
Foto: Divulgação/Momodu Mansaray/Getty Images.