23ª Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia filmes selecionados para a Mostra Aurora

por: Cinevitor

naturezamortatiradentesCena do filme Natureza Morta, de Clarissa Ramalho.

A Mostra Aurora, que faz parte da 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontecerá entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, é dedicada a filmes de diretores com até três longas-metragens no currículo e é um dos destaques da programação que exibirá oito títulos de cinco estados em pré-estreia no evento.

Em comum, todos lidam com a realidade brasileira através de chaves de reinvenção, reconfiguração ou alegoria, seja em documentários que olham diretamente para determinado espaço ou acontecimento, seja numa ficção de época ambientado no século XIX. Os filmes selecionados pelos curadores Francis Vogner dos Reis e Lila Foster dialogam com a temática desta edição, A imaginação como potência, e serão avaliados pelo Júri da Crítica, formado por pesquisadores, críticos e professores. O ganhador da Aurora leva o Troféu Barroco e prêmios oferecidos por parceiros da Mostra.

“O interessante da temática de Tiradentes em 2020 é que, mesmo bastante ampla, ela abre vetores muito específicos da nossa imaginação pública e da nossa imaginação política. Ela nos permite olhar para o que a arte propõe enquanto reinvenção do real e do mundo”, disse Lila Foster, uma das curadoras.

Um forte time de professores, críticos e pesquisadores integram o Júri da Crítica que terá a tarefa de escolher não só o melhor filme da Mostra Aurora da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, como também da Mostra Foco (seleção de curtas) e o destaque feminino dentre os filmes destas duas mostras competitivas. Integram a seleção: o professor, pesquisador, crítico de música e cinema e produtor Bernardo Oliveira (RJ); a professora, pesquisadora e performer Cíntia Guedes (RJ); a professora e pesquisadora Cláudia Mesquita (MG); o crítico de cinema Luís Soares Júnior (PB); e a pesquisadora e professora Patrícia Machado (RJ).

Conheça os sete filmes selecionados para a Mostra Aurora da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso (CE)
Cadê Edson?, de Dácia Ibiapina (DF)
Mascarados, de Marcela Borela e Henrique Borela (GO)
Pão e Gente, de Renan Rovida (SP)
Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu, de Bruno Risas (SP)
Canto dos Ossos, de Jorge Polo e Petrus de Bairros (CE)
Natureza Morta, de Clarissa Ramalho (MG)
Sequizágua, de Maurício Rezende (MG)

Foto: Cadu Pilotto.

Comentários