15º Festival Taguatinga de Cinema: conheça os vencedores

por: Cinevitor

trindadetaguatingaCena do curta mineiro Trindade, de Rodrigo R. Meireles.

A 15ª edição do Festival Taguatinga de Cinema, que aconteceu entre os dias 4 de julho e 30 de agosto, foi realizada de forma totalmente on-line por conta da pandemia de Covid-19. Grandes emoções, filmes plurais, diálogos emergentes, aplausos, comemorações, projeções e reconhecimento de corpos e narrativas periféricas invisibilizadas, enalteceram os festejos da noite de premiação desta edição.

Conduzida por Marina Mara, a sessão solene reluziu e reverenciou todos e todas que acompanharam o evento do aconchego de casa. Os avaliadores técnicos, composto pelos cineastas Tadeu de Brito, Renata Diniz e Marília Nogueira, responsáveis pela indicação de três dos nove filmes contemplados, exaltam e agradecem a fartura de vozes dos filmes. Todos os premiados receberão o troféu do artista plástico de Taguatinga, Omar Franco, mais gratificação em dinheiro.

Três curtas da Mostra Competitiva foram consagrados: Trindade, Em Reforma e Perifericu. Além disso, o Júri Oficial e o festival salientam a qualidade dos curtas recebidos e por isso decidiram prestar uma homenagem a outros dois filmes e realizadores da competição.

Com 85% dos votos na sessão, o curta experimental Colapsar, dirigido por Renata Baracho, que traz à tela a vontade de colapsar a norma e problematizar os corpos invisíveis, foi escolhido pelo público. Alocada dentro do site, a Mostra Seleção Popular reuniu mais de 400 filmes que contam a história de quinze edições do festival. Por meio de votação popular, foram escolhidos três nomes para serem premiados e ovacionados na noite.

Foram inscritos 601 curtas-metragens no festival de todas as regiões e cantos do país. O Júri Oficial destaca a qualidade de produções da região Nordeste, especialmente do estado da Bahia, em que a cidade de Cachoeira desponta potente produção audiovisual, através do curso de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. São seis filmes diretamente da Bahia, isso, somado aos nove curtas dirigidos por mulheres, e também mais nove filmes com temática LGBTQIA+. No que concerne às linguagens, a seleção final contou com doze documentários, oito ficções e três experimentais.

Conheça os vencedores do 15º Festival Taguatinga de Cinema:

MOSTRA COMPETITIVA
Trindade, de Rodrigo R. Meireles (MG)
Em Reforma, de Diana Coelho (RN)
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (SP)

MOSTRA COMPETITIVA | JÚRI POPULAR
Colapsar, de Renata Baracho (AL)

MENÇÃO HONROSA
Tudo que é apertado rasga, de Fábio Rodrigues Filho (BA)
Minha história é outra, de Mariana Campos (RJ)

MOSTRA SELEÇÃO POPULAR
1º: O Afeto e a Rua, de Thiago Koche (RS) (1.066 votos)
2º: Lipe: vida em movimento, de Camila Martis (DF) (703 votos)
3º: 72 dias com Pedro, de Victoria Edwiges (GO) (720 votos)

Foto: Divulgação.

Comentários