14ª Mostra Ecofalante de Cinema exibirá 125 títulos em sua programação

por: Cinevitor
Cena do documentário Topo, de Eugenio Puppo: filme selecionado

Reconhecido como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, a Mostra Ecofalante de Cinema realizará sua 14ª edição entre os dias 29 de maio e 11 de junho com 125 filmes, de 33 países, na programação. 

As projeções, debates e encontros do evento terão entrada franca e integram o circuito do festival um total de 49 pontos de exibição em São Paulo: Reserva Cultural, Circuito Spcine Lima Barreto no Centro Cultural São Paulo e Cine Satyros Bijou, além de espaços culturais e educacionais. 

A programação, que traz 62,4% de títulos dirigidos por mulheres, inclui filmes e debates que discutem temas socioambientais atuais e urgentes, como emergência climática, contaminação, migração, ativismo e questões ligadas aos povos originários. Estão presentes obras que marcaram presença em festivais internacionais como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Tribeca, Locarno e IDFA, entre outros eventos prestigiosos. 

O Efeito Casa Branca, produção norte-americana, inédita em São Paulo, dirigida pela dupla Bonni Cohen e Jon Shenk e pelo brasileiro Pedro Kos, será o filme de abertura da Mostra Ecofalante de Cinema 2025. O documentário, que foi destaque no IDFA, CPH:DOX e DOC NYC, mostra como, há três décadas, o mundo estava pronto para deter o aquecimento global, mas uma batalha política no governo do presidente George H. W. Bush (1988-1992) mudou o curso da história. 

Integralmente dedicada à produção brasileira, a Competição Territórios e Memória reúne este ano um total de 36 longas e curtas-metragens, representando o Distrito Federal e 14 estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.

Nessas obras estão em discussão temas como racismo, mudanças climáticas, moradia, questões de gênero, direitos das populações tradicionais e conflitos pela terra, entre outros temas. Os vencedores concorrem aos prêmios de melhor longa-metragem, no valor de R$ 20 mil, e de melhor curta no valor de R$ 7 mil. Compõem o Júri Oficial da competição: a jornalista Ana Paula Sousa e as cineastas Ana Maria Magalhães e Rita Carelli. É oferecido ainda o Prêmio do Público, eleito pela audiência presente nas sessões.

Em sintonia com uma edição em que se destaca a forte presença de filmes dirigidos por mulheres, o Panorama Histórico da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema chama atenção para uma produção marcada pelo engajamento político e feminista dessas cineastas em uma inédita retrospectiva intitulada 1975/85, Do Ano Internacional da Mulher à Década do(s) Cinema(s) Feminista(s). A programação marca os 50 anos do Ano Internacional da Mulher, declarado pela ONU em 1975, e reúne obras assinadas por consagradas diretoras.

Os 80 anos do cineasta brasileiro Hermano Penna também são celebrados pelo evento, com uma programação que inclui o clássico Sargento Getúlio (1980), filme protagonizado por Lima Duarte, além de outras obras importantes, como Fronteira das Almas (1987) e Voo Cego Rumo Sul (2004).

Com 32 filmes em sua seleção, o Panorama Internacional Contemporâneo está organizado em seis programas temáticos e dois programas especiais. Cada um deles é foco de um debate específico durante o festival, totalizando oito encontros com especialistas em torno dos temas Ativismo, Contaminação, Economia e Emergência Climática, Migração, Povos & Lugares, Povos Originários, Cidades e Tecnologia.

A seleção traz também o Concurso Curta Ecofalante com 20 curtas-metragens realizados por estudantes de cursos audiovisuais brasileiros. Já os Programas Especiais Brasileiros promovem pré-estreias de três longas-metragens inéditos, apresentam curtas dirigidos por cineastas da Katahirine: Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas e o longa Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky; as sessões são seguidas de bate-papo com as equipes dos filmes.

A 14ª Mostra Ecofalante de Cinema tem na programação internacional de suas sessões especiais filmes do diretor Cyril Dion, que marcará presença no evento. Discussões sobre tecnologia e sobre cidades também merecem programação de filmes e têm debates agendados. 

Conheça os filmes selecionados para a Mostra Ecofalante de Cinema 2025:

LONGA-METRAGEM | COMPETIÇÃO | TERRITÓRIOS E MEMÓRIA

A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Carta a Un Viejo Master, de Paz Encina
Intervenção, de Gustavo Ribeiro
Lista de Desejos para Superagüi, de Pedro Giongo
Mundurukuyü: A Floresta das Mulheres Peixe, de Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Akay
Não Haverá Mais História Sem Nós, de Priscilla Brasil
O Rancho da Goiabada, ou Pois é Meu Camarada, Fácil, Fácil Não é a Vida, de Guilherme Martins
Pau D’Arco, de Ana Aranha
Quem é Essa Mulher?, de Mariana Jaspe
São Palco: Cidade Afropolitana, de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji
Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
Tijolo por Tijolo, de Victória Álvares e Quentin Delaroche
Topo, de Eugenio Puppo
Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna

CURTA-METRAGEM | COMPETIÇÃO | TERRITÓRIOS E MEMÓRIA

A Fumaça e o Diamante, de Bruno Villela, Fábio Bardella e Juliana Almeida
Artes(an)ato, de Isadora Maria Torres e Diego Gondim de Matos
Até Onde o Mundo Alcança, de Daniel Frota de Abreu
Canto das Areias, de Maíra Tristão
Cavaram uma Cova no Meu Coração, de Ulisses Arthur
Domingo no Golpe, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi
Dona Beatriz Ñsîmba Vita, de Catapreta
Javyju: Bom Dia, de Kunha Rete e Carlos Eduardo Magalhães
João de Una Tem um Boi, de Pablo Monteiro
Mar de Dentro, de Lia Letícia
Mistérios do Nixipae, de NatoRê e Mawa Pey
Os Mortos Resistirão para Sempre, de Carlos Adriano
Quando Aqui, de André Novais Oliveira
Quebrante, de Janaina Wagner
Quinze Quase Dezesseis, de Thais Fujinaga
Rami Rami Kirani, de Lira Mawapai HuniKui e Luciana Tira HuniKui
Sakaki, de Alexandre Nakahara e Tiago Minamisawa
Samuel Foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento
Sukande Kasáká | Terra Doente, de Kamikia Kisedje e Fred Rahal
Veredas, de Igor Rossato
Vermelho de Bolinhas, de Joedson Kelvin e Renata Fortes
Wamã Mēkarõ Opojdjwyj, de Bemok Txucarramãe

CONCURSO CURTA ECOFALANTE

Agora Eu Sou Negro, de Pedro Andrade
Antes que o Porto Venha, de Isabela Narde
Banho de Inclusão, de Yasmin Hasani
Cartas à Tia Marcelina, de João Igor Macena
Dandara, de Raquel Rosa
Endereços Invisíveis, de Artur Hugo da Rosa
Entre Utopias e Realidades, de Jeovane Ferreira Lima
Entrevivências, de André Panzarin e Tomás Ramos
Maral, de Julia K. Rojas
Na Ponta do Laço, de Carolina Huertas
Nativo Digital, de Gabriel Jacob
Número Errado, de Leonardo Marcini
O Voo de Dener, de Rafaela Souza
Pagode do Didi, Nosso Ponto de Encontro, de Maysa Carolino
Pão de Cada Dia, de Vanderlando de Sousa
Quem Ficou Fui Eu, de Luiza Pace e Maria Garé
Raízes do Horto, de Giovanna Capra e Tito Ribeiro
Resistência na Tempestade, de Renan Nascimento
Rita, de Nat Mendes
Ritxoko, de Nandyala Waritirre

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | ATIVISMO

Democracia Noir (Democracy Noir), de Connie Field (Dinamarca/EUA/Alemanha/Hungria)
Neve Negra (Black Snow), de Alina Simone (EUA/Dinamarca)
Rigoroso Escrutínio (Heightened Scrutiny), de Sam Feder (EUA)
Terra Negra, Mãos Negras (Farming While Black), de Mark Decena (EUA)
Uma Nova Selva (A New Kind of Wilderness), de Silje Evensmo Jacobsen (Noruega)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | CONTAMINAÇÃO

Apple Cider Vinegar, de Sofie Benoot (Bélgica/Holanda)
Feitos de Plástico (Plastic People), de Ben Addelman e Ziya Tong (Canadá)
Middletown, de Amanda McBaine e Jesse Moss (EUA)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | ECONOMIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Fiscal da Felicidade (Agent of Happiness), de Arun Bhattarai e Dorottya Zurbó (Butão/Hungria)
Limites da Europa (Limits of Europe), de Apolena Rychlíková (Tchéquia/França/Eslováquia)
Made in Ethiopia, de Xinyan Yu e Max Duncan (EUA/Etiópia/Dinamarca/Reino Unido/Canadá/Coreia do Sul)
Morte e Impostos (Death & Taxes), de Justin Schein (EUA)
O Efeito Casa Branca (The White House Effect), de Bonni Cohen, Pedro Kos e Jon Shenk (EUA)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | MIGRAÇÃO

Favoriten, de Ruth Beckermann (Áustria)
Kora, de Cláudia Varejão (Portugal)
Lugares Familiares (Familiar Places), de Mala Reinhardt (Alemanha)
Na Fronteira de Agadez (On the Border), de Gerald Igor Hauzenberger e Gabriela Schild (Áustria/Alemanha/Suíça)
SOS: Save Our Souls, de Jean-Baptiste Bonnet (França)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | POVOS E LUGARES

Alma do Deserto (Alma del desierto), de Mónica Taboada Tapia (Colômbia/Brasil)
Desterrar (Unearth), de John Hunter Nolan, Auberin e Dunedin Strickland (EUA)
Lua Sem Lar (Moon Without a House), de Atanur Nabiyeva (Azerbaijão)
Nossa Terra, Nossa Liberdade (Our Land, Our Freedom), de Meena Nanji e Zippy Kimundu (Quênia/EUA/Portugal/Alemanha)
O Pastor e o Urso (The Shepherd and the Bear), de Max Keegan (França/EUA/Reino Unido)
Réquiem para uma Tribo (Requiem for a Tribe), de Marjan Khosravi (Irã/Espanha/Catar)

PANORAMA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO | POVOS ORIGINÁRIOS

Desterrar (Unearth), de John Hunter Nolan, Auberin e Dunedin Strickland (EUA)
Karuara, o Povo do Rio (Karuara, La gente del río), de Miguel Araoz Cartagena e Stephanie Boyd (Peru)
Libertem Leonard Peltier (Free Leonard Peltier), de Jesse Short Bull e David France (EUA)
Memória Implacável (Memoria Implacable), de Paula Rodríguez Sickert (Chile/Argentina)
Patrulha (Patrol), de Camilo de Castro e Brad Allgood (Nicarágua/EUA)
Yintah, de Jennifer Wickham, Brenda Michell e Michael Toledano (Canadá)

SESSÃO ESPECIAL INTERNACIONAL | CIDADES
Slumlord Millionaire, de Steph Ching e Ellen Martinez (EUA)

SESSÃO ESPECIAL INTERNACIONAL | TECNOLOGIA
O Jogo da Mente (The Thinking Game), de Greg Kohs (EUA)
Você Eterno (Eternal You), de Hans Block e Moritz Riesewieck (Alemanha/EUA)

SESSÃO ESPECIAL INTERNACIONAL | CYRIL DION
Amanhã (Demain), de Cyril Dion e Mélanie Laurent (2015) (França)
Animal, de Cyril Dion (2021) (França)

HOMENAGEM | HERMANO PENNA

A Mulher no Cangaço (1976)
CPI do Índio (1980)
Folias do Divino (1974)
Fronteira das Almas (1986)
Sargento Getúlio (1983)
Smetak (2002)
Voo Cego Rumo Sul (2004)

PANORAMA HISTÓRICO
1975/85, Do Ano Internacional da Mulher à Década do(s) Cinema(s) Feminista(s)

A Conferência Sobre a Mulher: Nairóbi 85 (La conférence des femmes: Nairobi 85), de Françoise Dasques (1985) (França/Quênia)
A Dupla Jornada (The Double Day), de Helena Solberg (1975) (EUA/Brasil)
A Personalidade Reduzida em Todos os Ângulos (The All-Round Reduced Personality), de Helke Sanders (1977) (Alemanha Ocidental)
Adoção (Adoption), de Marta Meszaros (1975) (Hungria)
Algumas Entrevistas Sobre Problemas Íntimos (Some Interviews on Personal Matters), de Lana Gogoberidze (1978) (URSS)
Born in Flames, de Lizzie Borden (1983) (EUA)
Joyce aos 34 (Joyce at 34), de Joyce Chopra e Claudia Weill (1972) (EUA)
Mulheres de Cinema, de Ana Maria Magalhães (1977) (Brasil)
O Longo Caminho até a Cadeira de Diretor (The Long Road to Director’s Chair), de Vibeke Løkkeberg (2025) (Noruega)
Vida de Mãe é Assim Mesmo?, de Eunice Gutman (1983) (Brasil)

SESSÕES ESPECIAIS NACIONAIS

Amazônia Azul, de Sérgio Gag
Antes do Último Voo, de Natália Keiko
Comida para Quem Precisa, de Leonardo Brant
O Monstro de Ferro Contra o Sul da Bahia, de André D’Elia
Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky, de Liliane Maia e Jorge Bodanzky

SESSÕES ESPCIAIS NACIONAIS | KATAHIRINE

Faísca, de Bárbara Leite Matias
Minha Câmera é Minha Flecha, de Natália Tupi e Guilherme Fascina
Nosso Modo de Lutar, de Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó
Sawana, Rainha das Formigas, de Suyani Terena

PROGRAMAÇÃO VR
Human XR, de Débora Bergamini (Brasil)

PRÉ-ESTREIA INFANTIL
Thiago & Ísis e Os Biomas do Brasil, de João Amorim

FIFE | INFANTIL

A Cerejeira (The Cherry Tree), de Eva Dvorakova (2017) (Tchéquia)
A Mula Teimosa e o Controle Remoto, de Hélio Villela Nunes (2016) (Brasil)
Joy e a Garça (A Joy Story: Joy and Heron), de Constantin Paeplow e Kyra Buschor (2018) (China)
Kiki, A Peninha (Kiki la plume), de Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin (2020) (França)
Moroshka, de Polina Minchenok (2016) (Rússia)
Um Sonho do Havaí (A Dream of Hawaii), de Thomas Smoor Isaksen (2022) (Noruega)
Você me dá Medo (You Look Scary), de Xiya Lan (2016) (EUA)

Foto: Divulgação/Heco Produções.

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