Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

por: Cinevitor

victoriaabdulposterVictoria and Abdul

Direção: Stephen Frears

Elenco: Judi Dench, Ali Fazal, Tim Pigott-Smith, Eddie Izzard, Adeel Akhtar, Michael Gambon, Paul Higgins, Olivia Williams, Fenella Woolgar, Julian Wadham, Robin Soans, Ruth McCabe, Simon Callow, Sukh Ojla, Kemaal Deen-Ellis, Simon Paisley Day, Amani Zardoe, Sophie Trott, Penny Ryder, Trevor Fox, Joe Caffrey, John Stahl, Tim McMullan, Jonathan Harden, John Rowe, Benjamin Haigh, Sandy Grierson, Alaistair Pether, Sally Jokhan, Charlie Stewart, Willie Cochrane, Jonathan Mayer, Mitel Purohit, Sam Kenyon, Samuel Stefan, Deano Bugatti, Will Christopherson, Rita McDonald Damper, Christopher McMullen, Stuart Whelan.

Ano: 2017

Sinopse: A história real de uma amizade inesperada entre a Rainha Victoria e Abdul Karim, um jovem empregado que viaja ao Reino Unido para participar do Jubileu de Ouro e é surpreendido ao conhecer a própria Rainha. Ao se aproximarem, eles criam uma aliança improvável de dedicação e lealmente mútua, que afrontará o circulo doméstica da Rainha. Quando a amizade se aprofunda, Victoria começa a ver um mundo de mudanças através dos olhos de Abdul.

Crítica do CINEVITOR: Não é difícil identificar um filme de Stephen Frears. O cineasta britânico gosta de emocionar, seja com lágrimas ou risadas. Basta relembrar seus últimos trabalhos mais marcantes: A Rainha, Philomena e Florence: Quem é Essa Mulher?. Com Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha não foi diferente. Baseado em uma história real, o longa narra uma amizade inesperada entre a Rainha Victoria e Abdul Karim, um empregado indiano que viaja para participar do Jubileu de Ouro. Quando se conhecem, criam uma aliança improvável de dedicação e lealdade, afrontando a realeza. Ainda que apresente uma história comovente e até então pouco conhecida, é Judi Dench quem rouba a cena com uma atuação, mais uma vez, brilhante. (Vitor Búrigo)

*Crítica publicada na edição 102 (março/2018) da Revista Preview.

Nota do CINEVITOR:

nota-3,5-estrelas

Comentários