SXSW Film Festival 2022: filme brasileiro é selecionado

por: Cinevitor
Dirigido por Mariana Bastos, Raquel 1:1 é o único filme brasileiro na programação.

Realizado pela primeira vez em 1987, em Austin, no Texas, o South by Southwest, também conhecido como SXSW, é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que reúne profissionais do mundo todo interessados em compartilhar ideias por meio de exibições, exposições, sessões de filmes e diversas oportunidades de networking.

Em sua 29ª edição, que acontecerá entre os dias 11 e 20 de março, serão exibidos mais de 90 filmes na programação do SXSW Film Festival. A comédia Everything Everywhere All at Once, de Dan Kwan e Daniel Scheinert, será o longa de abertura.

Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com o longa Raquel 1:1, dirigido por Mariana Bastos. Protagonizado por Valentina Herszage, o filme conta a história de uma jovem que, ao chegar a uma pequena cidade do interior, atravessa um misterioso acontecimento que lhe faz embarcar numa desafiadora e controversa missão ligada à Bíblia e a traumas de seu passado.

Produzido por Fernando Sapelli, Morena Koti e Igor Bonatto, o elenco conta também com Emílio de Mello, Eduarda Samara, Ravel Andrade e Priscila Bittencourt. Com distribuição da O2 Play, o filme, que integra a mostra Global, apresentada pela MUBI, concorre na categoria Excellence in Poster Design Competition 2022, que premia os melhores cartazes do festival; a arte é assinada por Gus Kondo com contribuição de Rodolfo Gart e Gabinete Gráfico, e fotografia da Vans Bumbeers.

A fotografia de Raquel 1:1 é assinada por Fernanda Tanaka e a edição é de Guilherme Porto. O design de som ficou por conta de Gustavo Garbato e a trilha sonora por Arthur Decloedt e Marianna Romano.

Além disso, a programação conta também com outros destaques, entre eles: o terror Bodies, Bodies, Bodies, de Halina Reijn; a animação Apollo 10 1/2: A Space Age Childhood, de Richard Linklater; a comédia Spin Me Round, de Jeff Baena; o documentário Mais que Robôs, de Gillian Jacobs; o primeiro episódio da minissérie DMZ, de Ava DuVernay; o suspense Soft & Quiet, de Beth de Araújo, cineasta americana e filha de um brasileiro; entre outros.

Vale lembrar que todas as categorias são elegíveis para o Prêmio do Público de cada mostra. Os vencedores do SXSW Film Awards serão anunciados na terça-feira, 15/03.

Conheça os filmes selecionados para o SXSW Film Festival 2022:

FICÇÃO | COMPETIÇÃO

A Lot of Nothing, de Mo McRae (EUA)
I Love My Dad, de James Morosini (EUA)
It Is In Us All, de Antonia Campbell-Hughes (Irlanda)
Linoleum, de Colin West (EUA)
Nika, de Vasilisa Kuzmina (Rússia)
Seriously Red, de Gracie Otto (Austrália)
Slash/Back, de Nyla Innuksuk (Canadá)
Soft & Quiet, de Beth de Araújo (EUA)

DOCUMENTÁRIO | COMPETIÇÃO

Bad Axe, de David Siev (EUA)
Clean, de Lachlan McLeod (Austrália)
It’s Quieter in the Twilight, de Billy Miossi (EUA)
Mama Bears, de Daresha Kyi (EUA)
Master of Light, de Rosa Ruth Boesten (EUA)
Spaz, de Scott Leberecht (EUA)
The Pez Outlaw, de Amy Bandlien Storkel e Bryan Storkel (EUA)
The Thief Collector, de Allison Otto (EUA)

GLOBAL

Amansa Tiafi (Public Toilet Africa), de Kofi Ofosu-Yeboah (Gana)
Raquel 1:1, de Mariana Bastos (Brasil)
The Locust, de Faeze Azizkhani (Irã/Alemanha)
Without Prescription, de Juliana Maite (Porto Rico)
Women Do Cry, de Mina Mileva e Vesela Kazakova (Bulgária/França)

SPOTLIGHT | FICÇÃO

Lover, Beloved, de Michael Tully (EUA)
Me Little Me, de Elizabeth Ayiku (EUA)
Millie Lies Low, de Michelle Savill (Nova Zelândia)
Pirates, de Reggie Yates (Reino Unido)
Pretty Problems, de Kestrin Pantera (EUA)
Spin Me Round, de Jeff Baena (Itália/EUA)
Stay The Night, de Renuka Jeyapalan (Canadá)
The Cow, de Eli Horowitz (EUA)
The Prank, de Maureen Bharoocha (EUA)
To Leslie, de Michael Morris (EUA)

DOCUMENTÁRIO SPOTLIGHT

A Woman on the Outside, de Lisa Riordan Seville e Zara Katz (EUA)
Crows are White, de Ahsen Nadeem (EUA)
Diamond Hands: The Legend of WallStreetBets, de Drea Cooper e Zackary Canepari (EUA)
Facing Nolan, de Bradley Jackson (EUA)
Gabby Giffords Won’t Back Down, de Julie Cohen e Betsy West (EUA)
Kids In The Hall: Comedy Punks, de Reginald Harkema (Canadá)
Mais que Robôs (More Than Robots), de Gillian Jacobs (EUA)
Mickey: The Story of a Mouse, de Jeff Malmberg (EUA)
Nothing Lasts Forever, de Jason Kohn (EUA)
Shouting Down Midnight, de Gretchen Stoeltje (EUA)
Skate Dreams, de Jessica Edwards (EUA)
Split At The Root, de Linda Goldstein Knowlton (EUA)
Still Working 9 to 5, de Camille Hardman e Gary Lane (EUA)
Tony Hawk: Until the Wheels Fall Off, de Sam Jones (EUA)
Under the Influence, de Casey Neistat (EUA)
We Are Not Ghouls, de Chris James Thompson (EUA)
We Feed People, de Ron Howard (EUA)
What We Leave Behind, de Iliana Sosa (EUA)
Your Friend, Memphis, de David Zucker (EUA)

CURTAS-METRAGENS | FICÇÃO

All the Crows in the World, de Tang Yi (Hong Kong)
Aspirational Slut, de Caroline Lindy (EUA)
Brutalia, days of labour, de Manolis Mavris (Bélgica/Grécia)
Censor of Dreams, de Leo Berne e Raphael Rodriguez (França)
Clare, de Lauren Minnerath (EUA)
Daddy’s Girl, de Lena Hudson (EUA)
Datsun, de Mark Albiston (Nova Zelândia)
Dear Mama…, de Winter Dunn (EUA)
El Carrito, de Zahida Pirani (EUA)
Everything Will Be All Right, de Farhad Pakdel (Canadá)
For Love, de Joy Gharoro-Akpojotor (Reino Unido)
Glitter Ain’t Gold, de Christian Nolan Jones (EUA)
Homesick, de Will Seefried (EUA)
If I Go Will They Miss Me, de Walter Thompson-Hernández (EUA)
Monsieur Le Butch, de Jude Dry (EUA)
Radical Honesty, de Bianca Poletti (EUA)
Roommates, de Ashley Eakin (EUA)
The Voice Actress, de Anna J. Takayama (Japão/EUA)
Too Rough, de Sean Lionadh (Reino Unido)
Warsha, de Dania Bdeir (Líbano)
We Should Get Dinner!, de Eliza Jiménez Cossio e Lexi Tannenholtz (EUA)
West by God, de Scott Lazer (EUA)

CURTAS-METRAGENS | DOCUMENTÁRIO

Backstage, de Ada Smyk (Polônia)
Belle River, de Guillaume Fournier, Samuel Matteau e Yannick Nolin (Canadá/EUA)
Big Water Summer: A Creation Story, de Sophie Harris (EUA)
Coming Home, de Naim Naif e Margot Bowman (EUA)
Dress A Cow, de Dawn Luebbe (EUA)
Long Line of Ladies, de Rayka Zehtabchi e Shaandiin Tome (EUA)
My Duduś, de Tom Krawczyk (EUA)
Nalujuk Night, de Jennie Williams (Canadá)
not even for a moment do things stand still, de Jamie Meltzer (EUA)
Nuisance Bear, de Jack Weisman e Gabriela Osio Vanden (Canadá/EUA)
Stranger Than Rotterdam with Sara Driver, de Lewie Kloster e Noah Kloster (EUA)
The Sentence of Michael Thompson, de Kyle Thrash e Haley Elizabeth Anderson (EUA)
The Trails Before Us, de Fritz Bitsoie (EUA)
Video Visit, de Malika Zouhali-Worrall (EUA)

CURTAS-METRAGENS | ANIMAÇÃO

Angakuksajaujuq – The Shaman’s Apprentice, de Zacharias Kunuk (Canadá)
Anxious Body, de Yoriko Mizushiri (França/Japão)
Bestia, de Hugo Covarrubias (Chile)
Five Cents, de Aaron Hughes (EUA)
Les larmes de la Seine, de Yanis Belaid e Eliott Benard (França)
Life Is a Particle Time Is a Wave, de Daniel Zvereff (EUA)
Local Middle Schooler, de Sanjna Bharadwaj (EUA)
Soft Animals, de Renee Zhan (Reino Unido)
Something in the Garden, de Marcos Sánchez (Chile)
Steakhouse, de Špela Čadež (França/Alemanha/Eslovênia)
Tennis Ball on His Day Off, de Julian Glander (EUA)
Wet, de Marianne Bergeonneau, Lauriane Montpert, Mélina Mandon, Cloé Peyrebrune e Elvira Taussac (França)

*Clique aqui e confira a lista completa com os selecionados desta edição.

Foto: Divulgação/Claraluz Filmes.

Comentários