Roma

por: Cinevitor

romaposter1Direção: Alfonso Cuarón

Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta, Marco Graf, Daniela Demesa, Nancy García García, Verónica García, Andy Cortés, Fernando Grediaga, Jorge Antonio Guerrero, José Manuel Guerrero Mendoza, Latin Lover, Zarela Lizbeth Chinolla Arellano, José Luis López Gómez, Edwin Mendoza Ramírez, Clementina Guadarrama, Enoc Leaño, Nicolás Peréz Taylor Félix, Kjartan Halvorsen, Felix Gomez.

Ano: 2018

Sinopse: O filme se passa no início dos anos 1970, na Cidade do México, e acompanha uma família de classe média. Cleo é uma doméstica que trabalha na casa de Sofia, mãe de quatro filhos e que sofre com a ausência do marido. Ela faz de tudo para ajudar a patroa a cuidar das crianças, a quem ama como se fossem seus próprios filhos, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o término de seu relacionamento. As duas mulheres lutam com as mudanças no lar e na cidade, que é tomada por milícias do governo e por passeatas de estudantes.

Crítica do CINEVITOR: Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, Roma, de  Alfonso Cuarón, se passa no início dos anos 1970, na Cidade do México, e acompanha uma família de classe média. Cleo trabalha na casa de Sofia, mãe de quatro filhos que sofre com a ausência do marido A doméstica faz de tudo para ajudar a patroa a cuidar das crianças, ao mesmo tempo em que precisa lidar com questões pessoais. As duas mulheres lutam com as mudanças no lar e na cidade, tomada por milícias do governo e por passeatas estudantis. O cineasta mexicano volta a impactar com uma história comovente, com cunho social e emoldurada por belíssimos enquadramentos que revelam uma agilidade ainda mais vibrante do diretor, que também assina o roteiro, a montagem, a fotografia e a produção. Roma mergulha na emoção de seus protagonistas e apresenta uma obra pessoal, filmada em preto e branco e falada em espanhol, com a mais pura essência do cinema. (Vitor Búrigo)

*Crítica publicada na edição 110 (novembro e dezembro/2018) da Revista Preview.

*Filme visto na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Nota do CINEVITOR:

nota-4,5-estrelas

Comentários