Renato Aragão é homenageado em noite de abertura do 28º Cine Ceará

por: Cinevitor

didihomenagemcearaNoite emocionante com Renato Aragão ou Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumbo.

A 28ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema começou neste sábado, 04/08, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com uma emocionante homenagem ao ator e humorista Renato Aragão, considerado um dos maiores nomes da TV e do cinema no Brasil.

Nascido em 1935 na cidade cearense de Sobral, Renato ingressou na Universidade Federal do Ceará para cursar direito, aos 20 anos, sem ter certeza de seguir a profissão. Em 1960, entrou na recém-inaugurada TV Ceará e participou do programa Vídeo Alegre. O comediante foi tão bem recebido que os elogios atravessaram o Brasil e chegaram até o sudeste do país, onde foi contratado pela TV Tupi carioca. Na cidade maravilhosa, conheceu o comediante com quem formaria a parceria de uma vida inteira: Dedé Santana. Os Trapalhões, programa que se consagraria como um dos mais populares da televisão brasileira, nasceu na TV Tupi de São Paulo. A audiência superou o Fantástico e a Rede Globo acabou contratando Os Trapalhões, em 1977, que também contava com Mussum e Zacarias no elenco.

Com 50 filmes no currículo, Renato, também conhecido como Didi Mocó, seu personagem mais famoso, já está em pré-produção do próximo trabalho, que se chamará, provisoriamente, Didi e o Fantasma do Teatro. De toda essa filmografia, 41 longas-metragens são dos Trapalhões, entre 1965 a 1999, sendo que, dos 15 filmes nacionais com maior público da história, seis são deles, como: O Trapalhão nas Minas do Rei SalomãoOs Saltimbancos TrapalhõesO Cinderelo Trapalhão. Sucesso nas bilheterias, os filmes também ficaram marcados por conta de diversas participações especiais, entre elas: Chico Anysio, Xuxa Meneghel, Caetano Veloso, Lucinha Lins, Louise Cardoso, Denise Dumont, Nelson Xavier, Bruna Lombardi, entre tantos outros.

renatodidifacearaO fã Fabrício em momento descontraído no palco, com Renato e Porchat.

Renato Aragão é a principal personalidade relacionada ao Criança Esperança, projeto filantrópico da TV Globo em parceria com o Unicef e a Unesco, fruto de uma ideia do comediante em 1985, enquanto arrecadava mantimentos para combater os efeitos de uma seca severa no estado do Ceará. Além disso, em 1991, foi declarado o primeiro embaixador do Unicef em prol da infância brasileira.

Na noite de abertura do 28º Cine Ceará, ele recebeu dupla homenagem. No palco do Cineteatro São Luiz, foi presenteado com a placa comemorativa dos 60 anos do histórico e importante equipamento cultural e de Fortaleza, entregue por Juvêncio Vasconcelos Viana, procurador do Estado Ceará. Depois, das mãos do apresentador e humorista Fabio Porchat recebeu o troféu Eusélio Oliveira, homenagem anualmente prestada pelo Cine Ceará a grandes personalidades da cultura e do cinema.

Entre momentos emocionantes, com muitos aplausos do público presente, a homenagem também ficou marcada pela descontração entre o comediante e os fãs, que marcaram presença. Com a ajuda de Fabio Porchat, em um momento divertido de quebra de protocolo, Renato brincou com seus admiradores, tirou foto e autografou alguns materiais.

Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem e também da coletiva de imprensa que aconteceu antes da cerimônia, na qual Renato Aragão falou sobre sua trajetória, futuros projetos, influências e cinema:

Fotos: Arlindo Barreto e Divulgação/Cine Ceará.

Comentários