Prêmio Iberoamericano de Cine Fénix 2018: filmes brasileiros se destacam entre os indicados

por: Cinevitor

boasmaneirasfenixMarjorie Estiano e Isabél Zuaa em As Boas Maneiras.

Foram anunciados nesta segunda-feira, 24/09, os indicados ao Prêmio Iberoamericano de Cine Fénix, que celebra o trabalho daqueles que se dedicam ao cinema na América Latina, Espanha e Portugal. A premiação anual, criada em 2014 e organizada pela Cinema 23, reúne a comunidade cinematográfica ibero-americana para reconhecer aqueles que contribuem para o cinema da região com seu trabalho criativo.

O troféu concedido aos vencedores foi criado pelo artista brasileiro Artur Lescher e representa um ovo da ave Fênix, que faz uma metáfora do renascimento em diferentes processos que compõem a criação cinematográfica: ideia, desenvolvimento, realização, distribuição e exibição.

Neste ano, na quinta edição do evento, que será realizada no dia 7 de novembro, na Cidade do México, o cinema brasileiro aparece muito bem representado com diversas produções, como: Benzinho, de Gustavo Pizzi, na categoria de melhor atriz para Karine Teles; As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, indicado a melhor filme de ficção e melhor edição; os documentários Ex-Pajé, Baronesa, O Processo e Bixa Travesty; e o drama Azougue Nazaré, de Tiago Melo.

O brasileiro Rodrigo Santoro recebeu uma indicação ao prêmio de melhor ator pelo drama cubano Un Traductor. Além disso, o Brasil também se destaca com suas coproduções, como o argentino Zama, de Lucrecia Martel, que rendeu indicações a duas brasileiras: Renata Pinheiro e Karen Harley; o paraguaio As Herdeiras; e o documentário Aeroporto Central, do cineasta brasileiro Karim Aïnouz em coprodução com a Alemanha e França.

Conheça os indicados aos Premios Fénix 2018:

MELHOR FILME | FICÇÃO:
Alanis, de Anahí Berneri (Argentina)
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra (Brasil/França)
As Herdeiras, de Marcelo Martinessi (Paraguai/Uruguai/Alemanha/Brasil/França)
Cocote, de Nelson Carlo de Los Santos Arias (República Dominicana/Argentina/Alemanha/Qatar)
Pájaros de Verano, de Cristina Gallego e Ciro Guerra (Colômbia/México/Dinamarca/França)
Museo, de Alonso Ruizpalacios (México)
Zama, de Lucrecia Martel (Argentina/Brasil/Espanha/República Dominicana/França/Holanda/México/Suíça/EUA/Portugal/Líbano)

MELHOR FILME | DOCUMENTÁRIO:
Aeroporto Central (Central Airport THF), de Karim Aïnouz (Alemanha/Brasil/França)
Baronesa, de Juliana Antunes (Brasil)
Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla (Brasil)
El silencio es un cuerpo que cae, de Agustina Comedi (Argentina)
Muitos Filhos, um Macaco e um Castelo (Muchos hijos, un mono y un castillo), de Gustavo Salmerón (Espanha)
O Processo, de Maria Augusta Ramos (Brasil)
Teatro de Guerra, de Lola Arias (Argentina/Alemanha/Espanha)

MELHOR DIREÇÃO:
Alonso Ruizpalacios, por Museo
Anahí Berneri, por Alanis
Cristina Gallego e Ciro Guerra, por Pájaros de Verano
Julio Hernández Cordón, por Cómprame un revolver
Laura Mora Ortega, por Matar a Jesús
Lucrecia Martel, por Zama
Marcelo Martinessi, por As Herdeiras

MELHOR ATRIZ:
Antonella Costa, por Dry Martina
Bárbara Lennie, por Uma Espécie de Família
Carmiña Martínez, por Pájaros de Verano
Karine Teles, por Benzinho
Sofia Gala, por Alanis

MELHOR ATOR:
Daniel Giménez Cacho, por Zama
Gael García Bernal, por Museo
Javier Gutiérrez, por El Autor
Lorenzo Ferro, por El Ángel
Rodrigo Santoro, por Un Traductor

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE:
A Livraria, por Llorenç Miquel
As Herdeiras, por Carlo Spatuzza
El Ángel, por Julia Freid
Handia, por Mikel Serrano
Zama, por Renata Pinheiro

MELHOR EDIÇÃO:
As Boas Maneiras, por Caetano Gotardo
Cocote, por Nelson Carlo de Los Santos Arias
El Ángel, por Guille Gatti
Pájaros de Verano, por Miguel Schverdfinger
Zama, por Karen Harley e Miguel Schverdfinger

MELHOR FOTOGRAFIA | FICÇÃO:
As Herdeiras, por Luis Armando Arteaga
El Ángel, por Julián Apezteguia
Museo, por Damián García
Pájaros de Verano, por David Gallego
Zama, por Rui Poças

MELHOR FOTOGRAFIA | DOCUMENTÁRIO:
Central Airport THF, por Juan Sarmiento G.
Ex-Pajé, por Pedro J. Márquez
Nosotros las piedras, por Caleb B. Kuntz
Teatro de Guerra, por Manuel Abramovich
Trinta Lumes, por Lara Vilanova

MELHOR ROTEIRO:
As Herdeiras, escrito por Marcelo Martinessi
Matar a Jesús, escrito por Laura Mora Ortega e Alonso Torres
Pájaros de Verano, escrito por Maria Camila Arias e Jacques Toulemonde Vidal
Petra, escrito por Michel Gaztambide, Clara Roquet e Jaime Rosales
Zama, escrito por Lucrecia Martel

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL:
Aeroporto Central (Central Airport THF), por Benedikt Schiefer
Azougue Nazaré, por Tomaz Alves Souza e Mestre Anderson
Museo, por Tomás Barreiro
Pájaros de Verano, por Leonardo Heiblum
Tiempo Compartido, por Giorgio Giampà

MELHOR SOM:
As Herdeiras, por Daniel Turini, Fernando Henna, Rafael Alvarez e Ariel Henrique
Cocote, por Nelson Carlo de Los Santos Arias e Nahuel Palenque
El Ángel, por José Luis Díaz
Museo, por Javier Umpierrez, Isabel Muñoz, Michelle Couttolenc e Jaime Baksht
Pájaros de Verano, por Carlos García, Claus Lynge e Marco Salaverría
Zama, por Guido Berenblum e Emmanuel Croset

MELHOR FIGURINO:
A Livraria, por Mercè Paloma
El Ángel, por Julio Suárez
Handia, por Saioa Lara
Pájaros de Verano, por Catherine Rodríguez
Zama, por Julio Suárez

Foto: Divulgação.

Comentários