Pequenos Guerreiros: Bárbara Cariry exibe seu primeiro longa como diretora no 31º Cine Ceará

por: Cinevitor
Diretora e elenco no palco do Cineteatro São Luiz.

Depois de passar pelo Children’s Film Festival Seattle, Pequenos Guerreiros, primeiro longa-metragem de Bárbara Cariry na direção, foi exibido na segunda-feira, 29/11, na mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece do 31º Cine Ceará.

Um público especial de 200 crianças e adolescentes conferiu a estreia brasileira do filme no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Eles fazem parte de cinco projetos sociais apoiados pela Enel: Proativa Academia, Instituto Esporte Mais, Instituto Katiana Pena (IKP), Fundação Raimundo Fagner e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF). Por conta disso, pela primeira vez, eles têm a oportunidade de ir ao cinema.

Antes da exibição, Bárbara subiu ao palco acompanhada pelos atores Juan Calado, Lara Ferreira e Daniel Almeida e discursou: “É um prazer enorme exibir meu primeiro longa-metragem aqui no Cine Ceará dentro dessa sessão tão importante de iniciação ao cinema. Eu comecei assistindo filmes aqui no São Luiz, onde me sinto muito honrada de exibir meu primeiro filme. Vida longa ao cinema cearense!”.

No filme, uma família de pescadores, do litoral do Ceará, decide viajar para o sertão, indo até a cidade de Barbalha, na região do Cariri, com o objetivo de pagar uma promessa durante a Festa do Pau da Bandeira. O festejo reúne anualmente milhares de pessoas para missas e cortejos em torno da fé em Santo Antônio.

Lara Ferreira, Juan Calado e Daniel Almeida em cena.

O pai Cosme, papel de Bruno Goya, a mãe Maria, interpretada por Georgina Castro, o filho Benedito (Juan Calado) e os sobrinhos Matheuzinho (Daniel Almeida) e Bruna (Lara Ferreira) sobem em um jipe para encarar a estrada de terra e sol escaldante. Durante o percurso, a família mergulha nas belezas da cultura nordestina, fazendo dessa jornada uma forma de se conectar com a história, a memória e a identidade de seu povo. Uma narrativa suave, com espaço para imaginação, feita de pequenas surpresas e descobertas.

Artistas de rua, parques de diversões, salas de cinema, paisagens deslumbrantes, figuras tradicionais do sertão nordestino e até mesmo dinossauros surgem para conduzir a experiência cultural das três crianças. Quase sempre sob os olhos atentos de Cosme e Maria, já que são inquietas e curiosas, as crianças fazem da viagem não apenas um pagamento de promessa, mas uma grande brincadeira e aprendizado sobre o mundo.

O roteiro foi escrito a partir das próprias lembranças de infância de Bárbara Cariry, que registra com carinho esses cenários que fizeram parte de sua vida e resistiram ao tempo. Além de diretora e corroteirista, ela assina os cargos de produção executiva e montagem (com seu irmão Petrus Cariry).

Pequenos Guerreiros é o longa-metragem de estreia de Bárbara Cariry, após dirigir os curtas-metragens Verão (2009), O Silêncio do Mundo (2011) e A Canção de Alice (2018). A realizadora também atuou como produtora executiva em diversos curtas e longas-metragens brasileiros, como Mãe e Filha (2012), de Petrus Cariry; Os Pobres Diabos (2013), de Rosemberg Cariry, Sertânia (2019), de Geraldo Sarno, entre outros. A produção é da Iluminura Filmes e contou com uma equipe formada predominantemente por mulheres.

*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 31º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Chico Gadelha e Priscila Smiths.

Comentários