Oscar 2022: 15 longas disputam indicação brasileira ao prêmio de melhor filme internacional

por: Cinevitor
Cena de Deserto Particular, de Aly Muritiba: premiado em Veneza.

A ABCAA, Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, divulgou nesta quinta-feira, 14/10, a lista com os longas-metragens brasileiros que disputarão uma vaga entre os indicados ao prêmio de melhor filme internacional do Oscar 2022, que será realizado no dia 27 de março, em Los Angeles, pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

O título escolhido pelo Comitê Brasileiro de Seleção para representar o Brasil na 94ª edição da premiação será divulgado no dia 15 de outubro, depois de uma reunião que ocorrerá no mesmo dia. Vale lembrar que o filme candidato à vaga deverá ter sua estreia no Brasil entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021.

O comitê deste ano conta com: Felipe Lacerda, montador; Leonardo Edde, produtor e diretor; Luiz Zanin, crítico de cinema; Paula Barreto, produtora; Virginia Cavendish, atriz e produtora; Allan Deberton, cineasta; e Belisario Franca, cineasta.

Na última edição do Oscar, o Brasil esteve na disputa com o documentário Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, dirigido por Bárbara Paz, mas não conseguiu uma vaga na premiação. Vale lembrar que a última vez que o país concorreu na categoria de melhor filme internacional (antes chamada de filme estrangeiro) foi em 1999, com Central do Brasil; e em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, ficou entre os nove semifinalistas.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é a única entidade responsável pela seleção do filme brasileiro que irá concorrer a uma vaga entre os indicados ao prêmio de melhor longa-metragem internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.

Conheça os 15 longas brasileiros inscritos neste ano:

7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto
A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase
A Última Floresta, de Luiz Bolognesi
Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso
Callado, de Emilia Silveira
Carro Rei, de Renata Pinheiro
Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Deserto Particular, de Aly Muritiba
Doutor Gama, de Jeferson De
Limiar, de Coraci Ruiz
Medida Provisória, de Lázaro Ramos
Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza
Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral 
Selvagem, de Diego da Costa
Um Dia com Jerusa, de Viviane Ferreira

Foto: Divulgação/Pandora Filmes.

Comentários