Os Primeiros Soldados: Rodrigo de Oliveira fala sobre o filme exibido no 11º Olhar de Cinema

por: Cinevitor
O diretor no debate que aconteceu no Cine Passeio.

Depois de passar por diversos festivais, Os Primeiros Soldados, dirigido por Rodrigo de Oliveira, foi exibido na mostra Olhares Brasil da 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Protagonizado por Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo, a obra se passa em Vitória, Espírito Santo, no ano de 1983, quando a primeira onda da epidemia de AIDS arrebata dois rapazes gays e uma mulher transexual, que se unem na tentativa de sobreviver ao temido e desconhecido vírus. Realizado pela Pique-Bandeira Filmes, o elenco conta também com Clara Choveaux, Alex Bonini e Higor Campagnaro.

Rodado poucos meses antes do início da pandemia de Covid-19, o filme traz essa realidade da comunidade LGBTQIA+ que, no início da década de 1980, já sofria fortemente com a marginalização e a iminência da violência e que passa a lidar com uma nova camada de opressão com a chegada do desconhecido vírus que era, preconceituosamente, denominado “vírus gay”. O desespero com a falta de informação, a exclusão social ainda maior e até mesmo o descaso e despreparo do sistema de saúde ao lidarem com a situação, eclodiu em uma epidemia que matou milhares e aumentou ainda mais a homofobia. O longa expressa essa angústia e também essa união da comunidade, que só podia se proteger entre si enquanto eram vistos como ameaças; sendo eles os maiores ameaçados.  

Exibido no International Film Festival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha, e no International Film Festival of India, o filme recebeu o Prêmio Carlos Reichenbach de melhor longa-metragem da mostra Olhos Livres na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes e também recebeu o Prêmio Especial do Júri para Renata Carvalho no Festival do Rio.

Para falar mais sobre Os Primeiros Soldados, conversamos com o diretor Rodrigo de Oliveira, que marcou presença no Olhar de Cinema.

Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em Curitiba e você acompanha a cobertura do 11º Olhar de Cinema por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Marcelo Deguchi.

Comentários