Olhar de Cinema 2022: conheça os filmes da mostra Exibições Especiais

por: Cinevitor
Cena de Coma, de Bertrand Bonello: vencedor do prêmio da FIPRESCI no Festival de Berlim.

A 11ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontecerá entre os dias e 9 de junho, na capital paranaense, acaba de anunciar os primeiros títulos de sua programação.

A mostra Exibições Especiais, que destaca grandes mestres do cinema, volta com toda a potência ao formato presencial com Baby Yar. Contexto, de Sergei Loznitsa, documentário que acompanha três dias de massacre de tropas nazistas em uma ravina de Kiev; a ficção Coma, de Bertrand Bonello, sobre a adolescência no mundo dos influenciadores digitais; e Rewind & Play, de Alain Gomis, que resgata o racismo contra o músico Thelonious Monk em um famoso programa de entrevistas francês nos anos 1960.

Os três filmes foram exibidos em importantes festivais internacionais, como Berlinale, Festival de Cannes, CPH:DOX Documentary Film Festival e Cinéma du Réel, e serão exibidos pela primeira vez no Brasil no Olhar.

Depois de dois anos acontecendo de maneira digital por conta da pandemia de Covid-19, o Olhar de Cinema retorna às salas da capital paranaense em sua data original, com todas as suas tradicionais dez mostras e suas atividades paralelas, como seminários, mesas de debates, oficinas e o CURITIBAlab, laboratório de desenvolvimento de projetos.

O coordenador-geral do festival, Antonio Gonçalves Junior, destaca a importância de retomar o formato presencial do evento: “É muito bom estar de volta porque um festival também se faz de encontros. Essa troca que o presencial proporciona e a vivência do evento, que é muito prejudicada pelo cotidiano no on-line, faz muita diferença para a experiência”.

O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente brasileiro e mundial. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrangem desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial. 

A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.

Além disso, tanto o CURITIBAlab quanto as oficinas do Olhar de Cinema estão com inscrições abertas. As do primeiro, destinado a realizadores com projetos de longas-metragens de ficção, podem ser feitas apenas até quinta-feira (21/04) pelo site oficial. As das segundas, destinadas ao público em geral e divididas em três temas: QuilomboCinema, ministrada por Tatiana Carvalho Costa; A Montagem como Reescrita de um Filme, por Tomás von der Osten; e Incorporar memórias, por Abiniel João Nascimento, podem ser feitas até o dia 13 de maio também pelo site (clique aqui); as aulas acontecerão em formato on-line.

Saiba mais sobre os títulos da mostra Exibições Especiais:

Babi Yar. Contexto (Babi Yar. Context, Países Baixos/Ucrânia, 2021), de Sergei Loznitsa
Sinopse: Em setembro de 1941, uma tropa nazista, auxiliada por dois batalhões da Polícia Ucraniana, e sem qualquer resistência da população local, efetuou o massacre de mais de 33 mil judeus na ravina de Babi Yar, a noroeste de Kiev. O filme busca o contexto histórico da tragédia por meio de imagens de arquivo que documentam a ocupação alemã da Ucrânia e a década subsequente. Quando a memória se transforma em esquecimento, quando o passado ofusca o futuro, é a voz do cinema que articula a verdade.

Coma (França, 2022), de Bertrand Bonello
Sinopse: O comportamento on-line e o consumo de conteúdo pelos olhos de uma adolescente que conduz o público através de seus sonhos e pesadelos. Navegando entre sonhos e realidade, ela é guiada por uma perturbadora e misteriosa youtuber, Patricia Coma.

Rewind & Play (França, 2022), de Alain Gomis
Sinopse: A falta de respeito com que o músico negro Thelonious Monk foi tratado no outono de 1969 após o final de sua turnê europeia, quando aparece em um programa de entrevistas para a televisão estatal francesa.

Foto: Divulgação.

Comentários