O Barco, de Petrus Cariry, abre a Mostra Competitiva de longas do 28º Cine Ceará

por: Cinevitor

obarcocinecearaO diretor Petrus Cariry com sua equipe na coletiva de imprensa.

A Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem do 28º Cine Ceará começou no sábado, 04/08, com a exibição do filme O Barco, de Petrus Cariry, no Cineteatro São Luiz. Após finalizar a Trilogia da Morte, o cineasta cearense retorna ao circuito de festivais com o drama inspirado no conto homônimo do escritor Carlos Emílio Corrêa Lima.

A trama acompanha a vida de uma mulher que tem 26 filhos, cada um chamado por uma letra do alfabeto. Eles moram em uma vila de pescadores, levando uma vida pacata. Até que um deles, o filho mais velho, deseja partir e conhecer o mundo. As inquietações aumentam com a chegada de uma moça, que sobreviveu a um naufrágio.

Antes do Cine Ceará, o longa foi exibido nos festivais americanos Sunscreen International Film Festival e Interrobang Film Festival, além do espanhol Islantilla Cinefórum. Em setembro, participará do Rivne International Film Festival 2018, na Ucrânia, e do Oldenburg International Film Festival, na Alemanha.

obarcoromulobragaRômulo Braga em cena do filme.

O drama foi gravado durante quatro semanas no cenário paradisíaco da Praia das Fontes e contou com uma equipe técnica formada, em sua maioria, por profissionais do Ceará. O elenco mistura atores de diferentes gerações, como Rômulo Braga e Samya de Lavor, além de veteranos de outros trabalhos de Petrus, como Veronica Cavalcanti, Everaldo Pontes e Nanego Lira. Petrus assina a adaptação do roteiro ao lado dos cineastas Rosemberg Cariry e Firmino Holanda.

No dia seguinte à exibição, o diretor participou de uma coletiva de imprensa ao lado da produtora executiva Bárbara Cariry e dos atores Nanego Lira e Veronica Cavalcanti. “Meu cinema vem do inconsciente, eu trabalho muito com isso. É como se eu tivesse uma espécie de transe quando estou filmando. Ontem [na noite de abertura] que eu vi esse filme de verdade. Você nunca sabe qual filme que fez. Daqui dois ou três anos que você vai ter uma dimensão do filme, saber o que ele realmente significa. Mas ontem, ele bateu muito forte na tela do São Luiz, foi uma experiência boa e tive outras leituras”, revelou Petrus.

Aperte o play e confira os melhores momentos da apresentação do filme e entrevistas exclusivas com o diretor e com a atriz Veronica Cavalcanti:

Foto: Beto Skeff.

Comentários