Mapas para as Estrelas

por: Cinevitor

mapasparasestrelasMaps to the Stars

Diretor: David Cronenberg

Elenco: Julianne Moore, Mia Wasikowska, John Cusack, Evan Bird, Olivia Williams, Robert Pattinson, Kiara Glasco, Sarah Gadon, Dawn Greenhalgh, Jonathan Watton, Jennifer Gibson, Gord Rand, Justin Kelly, Niamh Wilson, Clara Pasieka, Emilia McCarthy, Allegra Fulton, Domenic Ricci, Jayne Heitmeyer, Sean G Robertson, Ari Cohen, Joe Pingue, Christian Lloyd, Donald Burda, Carrie Fisher.

Ano: 2014

Sinopse: A família Weiss vive na ensolarada Califórnia em meio a dinheiro, sonhos, fama, inveja, ódio, desejo e assombrações. Stafford Weiss é um famoso terapeuta de autoajuda, cujo programa na TV o trouxe uma clientela de celebridades do primeiro escalão. Enquanto isso, sua mulher, Cristina Weiss, passa por poucas e boas para gerenciar a carreira do filho Benjie, um astro mirim, de treze anos, que acaba de sair da reabilitação. Em meio ao caos, surge Agatha, uma garota misteriosa que, ao chegar em Hollywood, acaba conhecendo Jerome, um motorista de limusine, que sonha em ser ator. A jovem começa a trabalhar como assistente de Havana Segrand, uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal no remake de um filme que foi estrelado por sua mãe nos anos 60.

Comentários do CINEVITOR: Engana-se quem pensa que Hollywood é só glamour. No novo filme de David Cronenberg, o mundo dos famosos é retratado de uma forma bem diferente daquela que estamos acostumados a ver em premiações, tapetes vermelhos e afins. Mapas para as Estrelas é um retrato de uma sociedade desequilibrada e narcisista. Os bastidores dessa indústria tão cobiçada são revelados em personagens egoístas que, mesmo dependendo de outras pessoas para alcançarem seus objetivos, só pensam em si mesmos. Passar por cima de alguém para conseguir um papel importante em um filme ou se aproveitar de uma fragilidade do outro para crescer na carreira são atitudes que fazem parte do cotidiano dos personagens de Cronenberg. Vale destacar a excelente atuação de Julianne Moore, que interpreta uma atriz decadente, completamente desesperada para voltar aos holofotes. Cheia de manias e com muitos problemas pessoais para resolver, ela só pensa em como se dar bem novamente nesse complicado mundo das celebridades, sem nem levar em conta as consequências que suas atitudes poderão trazer. Ficção ou realidade? Mapas para as Estrelas escancara uma verdade que muitas vezes é camuflada pela própria imprensa que alimenta esse meio com fofocas e fotos comprometedoras dos famosos. O lado mais obscuro (e podre) desse mundo nem sempre sai nas capas de revistas, mas, aqui, neste filme, aparece sem maquiagem e sem roupa de grife. As loucuras e as obsessões dos personagens, em ótimas atuações de Mia Wasikowska, Olivia Williams, Evan Bird, John Cusack e Robert Pattinson, se misturam a uma Hollywood vazia (de caráter e talento), às vezes até um pouco surreal, com pitadas de inveja, onde fama e dinheiro são mais importantes do que qualquer coisa. O desespero pelos quinze minutos de fama muitas vezes pode ser cruel. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-4-estrelas

Comentários