Katia Mesel é homenageada na noite de abertura do 22º Cine PE – Festival do Audiovisual

por: Cinevitor

katiameselcinepeCineasta pernambucana: referência no cenário do audiovisual brasileiro.

Depois de ser adiado por conta da greve dos caminhoneiros, que movimentou todo o Brasil, a 22ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual ganhou nova data e começou na quinta-feira, 31/05, no Cinema São Luiz, no Recife. A noite de abertura contou com a exibição do filme Mulheres Alteradas, de Luis Pinheiro, fora de competição.

Além disso, a cineasta recifense Katia Mesel foi homenageada pelos 50 anos de carreira e também pela contribuição ao cinema pernambucano. Como parte das homenagem, o Cine PE promoverá a Mostra Katia Mesel: 50 anos de Audiovisual, no dia 03/06, às 14h, no Cinema São Luiz, com entrada franca. Na ocasião, serão exibidos oito filmes mais conhecidos da diretora.

Katia Mesel é considerada pioneira em vários aspectos: foi a primeira mulher a fazer cinema em Pernambuco e também a primeira a participar de um festival de cinema nacional; primeiro realizador de Pernambuco a aprovar um projeto na Embrafilme e a primeira cineasta a ter um programa de televisão semanal e independente, exibido na TV Pernambuco. Já realizou mais de 300 obras audiovisuais em todas as bitolas, vídeos em todos os suportes, gêneros, mídias, duração, comerciais, educativos e culturais, programas de TV, videoclipes, campanhas, projetos coletivos, nacionais e internacionais, nas mais diversas linguagens do audiovisual.

Depois da homenagem, participou de uma coletiva de imprensa e falou sobre diversos assuntos interessantes, como a presença de novas tecnologias: “Essa melhoria técnica é do bem. Mas tem que ter algo a se contar e algo a se emocionar”. O papo ainda rendeu temas, como: participações em festivais, filmes em película, profissão cineasta, cinema brasileiro, novas mídias, homenagem, mulheres no set, preconceito, YouTube, entre outros.

Aperte o play e confira os melhores momentos da coletiva de imprensa com Katia Mesel no Cine PE 2018:

Foto: Felipe Souto Maior.

Comentários