In-Edit Brasil 2022 anuncia seleção internacional e atividades paralelas

por: Cinevitor
Documentário sobre Tina Turner é um dos destaques da programação.

Depois de anunciar os títulos nacionais da 14ª edição, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontecerá entre os dias 15 e 26 de junho, em formato híbrido, completa sua seleção com filmes internacionais e diversas atividades paralelas.

Com um total de 67 títulos, entre longas e curtas, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial, a programação conta ainda com shows, debates, encontros, sessões apresentadas por convidados e feira de vinil.

“A programação on-line amplia o alcance e democratiza o acesso. É indispensável ao festival. Mas a grande aposta desta edição é a volta ao presencial! Por isso, tantas sessões com diretores, diretoras e convidados especiais. Por isso, tantos shows. Queremos resgatar o prazer do encontro, das trocas, investir na experiência viva que só um festival pode oferecer”, disse Leonardo Kehdi, diretor-executivo do festival.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 15 de junho, às 20h30, no CineSesc, com a exibição do inédito Nothing Compares, dirigido por Kathryn Ferguson, sobre a vida da cantora irlandesa Sinéad O’Connor. Entre altos e baixos na carreira da artista, que mudou radicalmente a figura da mulher no rock ao raspar sua cabeça, usar roupas masculinas e soltar frases polêmicas ao se referir à moral e aos bons costumes britânicos, o documentário traz imagens inéditas de arquivo e a voz da própria cantora como narradora. A diretora resgata essa trajetória de um ponto de vista abertamente feminista.

A mostra Sessões Especiais traz oito títulos divididos em dois grupos. O grupo dos filmes inéditos apresenta 4 títulos finalizados especialmente para o festival e exibidos em sessões únicas. Complementam a programação quatro filmes que foram destaque nas edições de 2020 e 2021 do In-Edit Brasil. Por conta da pandemia de Covid-19, esses filmes foram vistos somente no formato on-line e, agora, serão exibidos pela primeira vez na tela grande do cinema.

O Panorama Mundial traz um total de 25 documentários internacionais que serão exibidos no formato presencial, na cidade de São Paulo, e uma seleção on-line. Entre eles, filmes sobre as bandas a-ha, The Beatles e Flaming Lips, os cantores Rick James, Chico Buarque e Tina Turner, o pianista Billy Tipton, entre outros. Além disso, o In-Edit Brasil apresenta um especial com nove títulos nacionais e internacionais de um dos gêneros musicais mais escutados no mundo, o Heavy Metal.

Neste ano, estão confirmados shows e pocket shows com: Banda Mantiqueira, Mundo Livre S/A, Black Pantera, Benjamim Taubkin, Test, Carline and Friends, Os Imitáveis, Garotos Podres e Alzira E.

Conheça os novos filmes internacionais selecionados para o In-Edit Brasil 2022:

PANORAMA MUNDIAL

a-ha: The Movie, de Thomas Robahm e Aslaug Holm (Noruega/Alemanha)
Anonymous Club, de Danny Cohen (Austrália)
Bitchin’: The Sound and Fury of Rick James, de Sacha Jenkins (EUA)
Cesária Évora, de Ana Sofia Fonseca (Portugal)
Crestone, de Marnie Ellen Hertzler (EUA)
Delia Derbyshire: The Myths and the Legendary Tapes, de Caroline Catz (Inglaterra)
El Niño de Fuego, de Ignacio Acconcia (Espanha)
Flaming Lips – Space Bubble Film, de Wayne Coyne e Blake Studdard (EUA)
Freakscene: The Story of Dinosaur Jr., de Philipp Reichenheim (Alemanha/EUA)
Getting It Back: The Story Of Cymande, de Tim Mackenzie-Smith (Inglaterra)
I Get Knocked Down, de Sophie Robinson e Dunstan Bruce (Inglaterra)
I’m Wanita, de Matthew Walker (Austrália)
In the Court of the Crimson King, de Toby Amies (EUA)
Já Estou Farto!, de Paulo Antunes (Portugal)
Lydia Lunch: The War Is Never Over, de Beth B (EUA)
Meu Caro Amigo Chico, de Joana Barra Vaz (Portugal)
No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joy (Canadá)
Nothing Compares, de Kathryn Ferguson (Inglaterra/Irlanda)
Other, Like Me: The Oral History of COUM Transmissions and Throbbing Gristle, de Marcus Werner Hed e Dan Fox (Inglaterra)
Rewind and Play, de Alain Gomis (França/Alemanha)
Studio 17: The Lost Reggae Tapes, de Mark James (Inglaterra)
The Conductor, de Bernadette Wegenstein (EUA)
The Unicorn, de Isabelle Dupuis e Tim Geraghty (EUA)
Tina, de Daniel Lindsay e T.J. Martin (EUA)

ESPECIAL HEAVY METAL

A Heavy Metal Civilization, de Cristina Ornellas e Maila-Kaarina Rantanen (Finlândia)
Brasil Heavy Metal, de Ricardo ‘Micka’ Michaelis (Brasil)
Desgadável – Gangrena Gasosa, de Fernando Rick (Brasil)
DIO Dreamers Never Die, de Don Argott e Demian Fenton (EUA)
Murder in the Front Row: The San Francisco Bay Area Thrash Metal Story, de Adam Dubin (EUA)
Quem Kiss Teve, de Tadeu Jungle (Brasil)
Rock Camp: The Movie, de Douglas Blush e Renee Barron (EUA)
Rockabul, de Travis Beard (Afeganistão/Austrália/Bósnia-Herzegovina/Reino Unido)
The Forbidden Strings, de Hasan Noori (Irã/Afeganistão/Qatar)
Until the Light Takes Us, de Aaron Aites e Audrey Ewell (EUA)

SESSÕES ESPECIAIS
*Destaques do In-Edit 2020 e 2021

Dom Salvador & Abolition, de Artur Ratton e Lilka Hara (Brasil/EUA)
Garoto – Vivo Sonhando, de Rafael Veríssimo (Brasil)
Aquilo que Eu Nunca Perdi, de Marina Thomé (Brasil)
Secos & Molhados, de Otávio Juliano (Brasil)

SESSÕES ESPECIAIS | EXIBIÇÃO ÚNICA

Carlini – Guitarrista de Rock, de Luiz Carlos Lucena (Brasil)
Gueto Flow, Preto Show, de Adrianna Oliveira (Brasil)
Música Para Um Filme, de Otavio Cury (Brasil)
Um Disco Normal, de João Kombi e Tomás Moreira (Brasil)

*Clique aqui e confira a programação completa.

Foto: Divulgação.

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