
Considerado o maior festival de documentários do mundo, realizado anualmente desde 1988, o IDFA, International Documentary Film Festival Amsterdam, confirmou que sua 35ª edição acontecerá entre os dias 9 e 20 de novembro em Amsterdã, na Holanda.
O festival tem como objetivo fortalecer o clima documental internacional, concentrando-se mais do que nunca no documentário como forma de arte. Esse foco inclui filmes com linguagem ou estrutura visual original, obras que mostram culturas menos conhecidas ou são filmadas de uma perspectiva não ocidental; e documentários interativos ou imersivos que inovam o gênero.
Como de costume, a seleção do IDFA acredita no poder do documentário como uma forma artística de informação e reflexão de alta qualidade, com filmes que ajudam o espectador a entender o mundo e a determinar seu próprio lugar; em filmes que fazem pensar, ver e experimentar, com a missão de construir sociedades melhores com mais democracia, abertura e humanidade.
Para este ano, a programação na capital holandesa contará com um programa inovador de filmes de vários países, além de palestras, ambiente de mercado, performances e projetos interativos e imersivos.
O cinema brasileiro marca presença nesta 35ª edição com diversos títulos, entre eles, Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade, na IDFA Competition for Short Documentary, mostra competitiva de curtas-metragens. Descrito como uma onírica odisseia afro-diaspórica, o filme propõe a construção de novas poéticas ao resgatar a luta e resistência do povo negro na diáspora africana a partir de uma extensa pesquisa de materiais de arquivo, percorrendo um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos.
Cena do filme Adeus, Capitão, de Vincent Carelli e Tita
Outro destaque nacional é o longa Sinfonia de um Homem Comum, dirigido por José Joffily, na mostra Frontlight, que traz títulos com uma abordagem mais artística e que exploram questões urgentes do nosso tempo; o filme narra a história do diplomata José Mauricio Bustani, primeiro diretor-geral da OPAQ, Organização para a Proibição de Armas Químicas, entre 1997 e 2002, que tentou impedir a invasão ao Iraque pelos Estados Unidos, durante o governo de George W. Bush, e acabou demitido por pressão dos americanos.
Na mostra Masters, que apresenta um cinema de autor, cujos nomes e carreiras de renome nunca decepcionam, o Brasil aparece com: Mato Seco em Chamas, coprodução com Portugal, com direção de Adirley Queirós e Joana Pimenta; e Adeus, Capitão, de Vincent Carelli e Tita, sobre Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião.
O documentário Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti, aparece na mostra Best of Fests do 35º IDFA, que traz títulos exibidos em prestigiados festivais internacionais. Apesar de sua posição no epicentro da cena bossa nova brasileira, a cantora Heloísa Maria Buarque de Hollanda, conhecida como Miúcha, tem sido amplamente subestimada. Este documentário, selecionado para o Festival de Toronto e que mergulha em sua carreira e vida pessoal através de um rico acervo, pretende mudar isso.
Ainda na mesma mostra, Pornomelancolía, de Manuel Abramovich, uma coprodução entre Argentina, França, Brasil e México, também se destaca; o filme recebeu o prêmio de melhor fotografia no Festival de San Sebastián deste ano.
Na mostra Paradocs, considerada uma vitrine da melhor arte documental experimental do ano, o cinema brasileiro marca presença com Filme Particular, de Janaína Nagata. Enquanto isso, Sessão Bruta, de As Talavistas e ela.ltda, grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes, aparece na mostra Envision Competition, que traz filmes com integridade estilística e coragem e que atravessam a realidade atual. O documentário Moscou, de Eduardo Coutinho, lançado em 2009, ganha destaque na mostra Focus: Playing Reality.
Com 277 títulos na programação, o IDFA 2022 terá como filme de abertura o longa All You See, dirigido por Niki Padidar. Além disso, a cineasta Laura Poitras, vencedora do Oscar por Cidadãoquatro e indicada por My Country, My Country, será a grande homenageada desta 35ª edição.
Fotos: Divulgação.