Festival do Rio 2021 anuncia programação completa, homenagens e filme de Pedro Almodóvar na abertura

por: Cinevitor
Penélope Cruz em Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar: filme de abertura.

O Festival do Rio 2021 acontecerá entre os dias 9 e 19 de dezembro com mais de 40 filmes em competição na Première Brasil, além da seleção internacional com títulos premiados, homenagem ao cineasta chinês Wong Kar-Wai e uma retrospectiva especial da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma.

As mostras competitivas reúnem filmes de ficção e documentários, longas e curtas de novos e consagrados cineastas. Na programação da Première Brasil também estão os filmes hors concours, a competitiva de novas linguagens, Première Brasil Novos Rumos e a Première Brasil Especial com grandes homenagens a filmes clássicos e grandes nomes do cinema. Este ano, a mostra O Estado das Coisas reúne produções que apontam e discutem questões contemporâneas de grande relevância sob diversas óticas e diferentes formas narrativas. 

Em comunicado oficial, Ilda Santiago, diretora de programação do Festival do Rio, disse: “Entre todos os impactos provocados pela pandemia, é relevante a forma como o cinema brasileiro reagiu a esses dois anos de intenso debate on-line pela falta do encontro presencial. A seleção deste ano mostra um cinema brasileiro forte, pleno de reflexão e, apesar das batalhas diárias, pronto para resgatar um lugar junto ao público. Nosso lema este ano é ganhe duas horas de vida e vá ao cinema ver o mundo”.

Esta edição do Festival do Rio marca o retorno da Prefeitura do Rio de Janeiro ao evento como apoiadora; a Firjan também renova o apoio: “Ficamos cinco anos sem o apoio da Prefeitura. Esse retorno permitiu a existência da edição deste ano, em um formato compacto mas devolvendo à cidade uma experiência presencial e convidando o público para voltar às salas. A cidade do Rio tem a vocação para a indústria criativa, especialmente a indústria do audiovisual, e precisamos desenvolver habilidades e conhecimentos para expandir essa vocação”, disse Vilma Lustosa, diretora de marketing e comunicação do Festival do Rio

O Festival do Rio deste ano será palco da primeira exibição em terras brasileiras de Madres Paralelas, novo filme do aclamado realizador espanhol Pedro Almodóvar, que será lançado pela Netflix. O longa-metragem será exibido na gala de abertura da edição 2021. Estrelado por Penélope Cruz, que foi premiada no Festival de Veneza, o drama acompanha duas mulheres que se encontram em um quarto de hospital onde vão dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram acidentalmente. Apesar de pertencerem a gerações distantes, criam um forte vínculo nas poucas horas que passam juntas.

É a segunda vez em dez anos que um filme de Almodóvar é escolhido para abrir o Festival do Rio. Na 13ª edição, em 2011, a honraria coube ao suspense A Pele que Habito, que foi projetado em sessão de gala no Odeon com a presença ilustre da atriz Marisa Paredes.

Além disso, o Festival do Rio terá uma seção especialmente dedicada à história da crítica e da cinefilia em 2021. A lendária revista Cahiers du Cinéma está completando 70 anos e o marco será celebrado com uma mostra de clássicos franceses e uma exposição composta por edições históricas da renomada publicação.

Fundada por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze e Joseph-Marie Lo Duca, a Cahiers foi publicada pela primeira vez em abril de 1951. A revista abrigou textos críticos de toda uma geração de frequentadores da Cinemateca Francesa, que posteriormente se tornariam os astros da Nouvelle Vague e grandes nomes da sétima arte francófona. Ainda hoje, em plena atividade, a Cahiers du Cinéma permanece sendo a publicação especializada mais influente do mundo.

O Festival do Rio também celebra a obra do cineasta Wong Kar-Wai apresentando nesta edição uma mostra composta por cinco de seus filmes mais aclamados. Os títulos serão exibidos em cópias restauradas, com qualidade 4K, em uma parceria do festival com a MUBI.

Conheça os filmes selecionados para o Festival do Rio 2021:

PREMIÈRE BRASIL

LONGAS-METRAGENS | FICÇÃO

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky
Casa Vazia, de Giovani Borba
Cora, de Gustavo Rosa de Moura e Matias Mariani
Medusa, de Anita Rocha da Silveira
Medida Provisória, de Lázaro Ramos
Meu Tio José, de Ducca Rios
Mundo Novo, de Alvaro Campos
O Pai da Rita, de Joel Zito Araújo
O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy
Sol, de Lô Politi

LONGAS-METRAGENS | DOCUMENTÁRIO

BR Trans, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Cafí, de Lírio Ferreira e Natara Ney
Manguebit, de Jura Capela
O Melhor Lugar do Mundo é Agora, de Caco Ciocler
Rolé – Histórias de Rolezinhos, de Vladimir Seixas
Uma Baía, de Murilo Salles 

COMPETIÇÃO | CURTAS-METRAGENS

Colmeia, de Maurício Chades (GO)
Da Janela Vejo o Mundo, de Ana Catarina Lugarini (PR)
Depois Quando, de Johnny Massaro (RJ)
Fim do Dia, de Rafael Raposo (RJ)
Jamary, de Begê Muniz (AM)
Masar – Caminhos à Mesa, de Amina Nogueira e Ana Sanz (RJ)
Modelo Vídeo, de Leonardo Lacca (PE)
O Nascimento de Helena, de Rodrigo Almeida (RN)
Quando o Tempo de Lembrar Bastou, de Felipe Quadra (RJ)
Solitude, de Tami Martins e Aron Miranda (AP)
Tecido, Sigilo, de Lucílio Jota (RJ)
Tereza Joséfa de Jesus, de Samuel Costa (RJ)
VIVXS!, de Claudia Schapira, Roberta Estrela D’Alva e Tatiana Lohmann (SP)

NOVOS RUMOS | COMPETIÇÃO | LONGAS

Barragem, de Eduardo Ades
Diário de Viagem, de Paula Kim
Os Grandes Vulcões, de Fernando Kinas e Thiago B. Mendonça
Os Dragões, de Gustavo Spolidoro
Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira
O Dia da Posse, de Allan Ribeiro
Rio Doce, de Fellipe Fernandes

NOVOS RUMOS | COMPETIÇÃO | CURTAS

Centelha, de Renato Vallone (RJ)
Chão de Fábrica, de Nina Kopko (SP)
Ibeji Ibeji, de Victor Rodrigues (RJ)
Lina, de Melise Fremiot (RJ)
O Fundo dos Nossos Corações, de Letícia Leão (RJ)
Okofá, de Daniela Caprine, Mariana Bispo, Pedro Henrique Martins, Rafael Rodrigues e Thamires Case (SP)
Meu Coração Já Não Aguenta Mais, de Fabrício Brambatti (SP)
Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui, de Érica Sarmet (RJ)

HORS CONCOURS | LONGAS

Alemão 2, de José Eduardo Belmonte
A Suspeita, de Pedro Peregrino
Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane
Eduardo e Mônica, de René Sampaio
Ela e Eu, de Gustavo Rosa de Moura
Marinheiro das Montanhas, de Karim Aïnouz
Meu Álbum de Amores, de Rafael Gomes
O Circo Voltou, de Paulo Caldas
Papai é Pop, de Caíto Ortiz

HORS CONCOURS | CURTAS

Ato, de Bárbara Paz
Baile de Máscaras, de Iury Pinto
Romance, de Karine Teles

PREMIÈRE BRASIL ESPECIAL

Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto
Chico Mario – A Melodia da Liberdade, de Silvio Tendler
Já que Ninguém me Tira para Dançar, de Ana Maria Magalhães
Nelson Filma o Rio, de Luiz Carlos Lacerda
Tempo Ruy, de Adilson Mendes
Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas
Ziraldo, Era uma Vez um Menino, de Fabrizia Pinto

O ESTADO DAS COISAS

American Thief, de Miguel Silveira
Antígona 442 A.C, de Maurício Farias
Nuhu Mu Yõg Hãm, Essa Terra é Nossa, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero
Pele Negra, Justiça Branca, de Cinthia Creatini da Rocha, Valeska Bittencourt e Vanessa Rosa Gasparelo
Saudade do Futuro, de Anna Azevedo
Segredos do Putumayo, de Aurélio Michiles
The Last Election and Other Love Stories, de Miguel Silveira
Você Não Sabia de Mim, de Alan Minas

PROGRAMAÇÃO INTERNACIONAL

PANORAMA ESPECIAL

A Chiara, de Jonas Carpignano (Itália/França)
A Fratura (La fracture), de Catherine Corsini (França)
A Mulher que Fugiu (Domangchin yeoja), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Belfast, de Kenneth Branagh (Reino Unido)
Belle, de Mamoru Hosoda (Japão/EUA)
Benedetta, de Paul Verhoeven (França/Bélgica/Holanda)
Compartment nº 6 (Hytti nro 6), de Juho Kuosmanen (Finlândia/Rússia/Estônia/Alemanha)
Cow, de Andrea Arnold (Reino Unido)
Cyrano, de Joe Wright (Reino Unido/EUA/Canadá/Itália)
Diários de Otsoga, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes (Portugal/França)
Drive My Car (Doraibu mai kâ), de Ryûsuke Hamaguchi (Japão)
Encontros, de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
Lágrimas de Sal (Le sel des larmes), de Philippe Garrel (França/Suíça)
Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (Babardeala cu bucluc sau porno balamuc), de Radu Jude (Romênia/Luxemburgo/República Checa/Croácia/Suíça/Reino Unido)
Matar a la Bestia, de Agustina San Martín (Argentina/Brasil/Chile)
Memoria, de Apichatpong Weerasethakul (Colômbia/Tailândia/França/Alemanha/México/Qatar/Reino Unido/China/Suíça)
Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović (Croácia/Brasil/EUA/Eslovênia)
Nove Dias (Nine Days), de Edson Oda (EUA)
O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley), de Guillermo del Toro (EUA/México/Canadá) (filme de encerramento)
O Festival do Amor (Rifkin’s Festival), de Woody Allen (Espanha/EUA/Itália)
O Homem Ideal (Ich bin dein Mensch), de Maria Schrader (Alemanha)
Pequena Mamãe (Petite maman), de Céline Sciamma (França)
Titane, de Julia Ducournau (França/Bélgica)
Tre Piani, de Nanni Moretti (Itália/França)
Um Herói (Ghahreman), de Asghar Farhadi (França/Irã)
Undine, de Christian Petzold (Alemanha/França)
Venice Beach, CA., de Marion Naccache (França/Brasil)

CAHIERS MON AMOUR 70 ANOS

A Marquesa d’O, de Éric Rohmer
Ascensor para o cadafalso, de Louis Malle
La Jetée, de Chris Marker
Loucuras de uma Primavera, de Louis Malle
O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard
O Dinheiro, de Robert Bresson
O Planeta Selvagem, de René Laloux
Os Caracóis, de René Laloux
Paris nos pertence, de Jacques Rivette
Z, de Costa Gavras
Zazie no Metrô, de Louis Malle

RETROSPECTIVA WONG KAR-WAI

2046
Amor à Flor da Pele (In the mood for love)
Amores Expressos (Chungking Express)
Anjos Caídos (Fallen Angels)
Felizes Juntos (Happy Together)

Foto: Divulgação/El Deseo.

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