Festival de Berlim 2020: filmes brasileiros completam a programação da mostra Panorama

por: Cinevitor

Captura de Tela 2020-01-21 às 14.15.13Cena do documentário Nardjes A., de Karim Aïnouz.

A 70ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março, acaba de revelar mais filmes em sua programação. Nesta terça-feira, 21/01, novos títulos da mostra Panorama foram anunciados.

Com nova curadoria, neste ano comandada por Michael Stütz, a Mostra destaca filmes estreantes e de diretores renomados: “A seleção da Panorama é emblemática pela urgência de ação política e desobediência civil. Cineastas e protagonistas estão se levantando contra as autoridades”, disse Stütz, em comunicado oficial. Os filmes da Panorama 2020 mostram uma mudança notável: o tempo está se esgotando, as sociedades estão de costas contra a parede. Em meio a crises globais, o cinema exige e encontra estímulos para a mudança. Vale lembrar que, anteriormente, a Mostra já tinha anunciado o brasileiro Cidade Pássaro, de Matias Mariani, em sua programação.

O cinema brasileiro segue com diversas produções, como: o documentário Nardjes A., de Karim Aïnouz, no qual o cineasta parte em busca de suas raízes na Argélia. Ele documenta a cultura da juventude, que está confiante nas ruas em busca de um futuro democrático no país, situação já vivida pelos seus pais e avós na luta pela independência. O diretor mostra os protestos pacíficos na Argélia, que começaram em fevereiro de 2019 e ficaram conhecidos como a Revolução dos Sorrisos, contra o presidente Abdelaziz Bouteflika. O longa foi filmado inteiramente com um iPhone e concentra-se no ativismo dos jovens em um momento de agitação política.

Outro destaque da Mostra é o documentário O Reflexo do Lago, de Fernando Segtowick, que retrata o esgotamento da Amazônia em imagens assustadoras em preto e branco. O diretor toma a construção do reservatório de Tucuruí como ponto de partida para uma investigação sobre a exploração passada e presente da região. Além disso, o filme aborda a situação daqueles que moram perto de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo na Amazônia. À sombra desse projeto ambientalmente destrutivo, eles vivem em situações precárias, sem eletricidade e infraestrutura.

O cineasta Daniel Nolasco aparece na Panorama com Vento Seco. O longa conta a história de Sandro, que vive uma vida monótona, entre trabalho, natação e sexo anônimo, na região quente e árida de Goiás. Sua vida muda quando Maicon, um personagem dos quadrinhos de Tom of Finland, aparece na pequena cidade. O elenco conta com Leandro Faria Lelo, Allan Jacinto Santana, Renata Carvalho e Rafael Theophilo.

A coprodução entre Argentina, Brasil e Suíça, Un crimen común, de Francisco Márquez, também se destaca na seleção com uma narrativa fantasmagórica que descreve as injustiças da sociedade argentina. No filme, Cecilia está com medo de deixar o filho da empregada entrar em sua casa à noite; no dia seguinte, seu corpo é encontrado.

Conheça os novos filmes da mostra Panorama do Festival de Berlim 2020:

PANORAMA

A l’abordage, de Guillaume Brac (França)
Always Amber, de Lia Hietala e Hannah Reinikainen (Suécia)
Days of Cannibalism, de Teboho Edkins (França/África do Sul/Holanda)
I Dream of Singapore, de Lei Yuan Bin (Singapura)
Kotlovan (The Foundation Pit), de Andrey Gryazev (Rússia)
Mare, de Andrea Štaka (Suíça/Croácia)
Minyan, de Eric Steel (EUA)
Mogul Mowgli, de Bassam Tariq (Reino Unido)
Nardjes A., de Karim Aïnouz (Argélia/França/Alemanha/Brasil/Qatar)
One of These Days, de Bastian Günther (Alemanha/EUA)
Otac (Father), de Srdan Golubović (Sérvia/França/Alemanha/Croácia/Eslovênia/Bósnia e Herzegovina)
O Reflexo do Lago (Amazon Mirror), de Fernando Segtowick (Brasil)
Schlingensief – In das Schweigen hineinschreien (Schlingensief – A Voice That Shook the Silence), de Bettina Böhler (Alemanha)
Semina il vento (Sow the Wind), de Danilo Caputo (Itália/França/Grécia)
Surge, de Aneil Karia (Reino Unido)
Un crimen común (A Common Crime), de Francisco Márquez (Argentina/Brasil/Suíça)
Vento Seco (Dry Wind), de Daniel Nolasco (Brasil)

Foto: Divulgação/MPM Film.

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