Fantaspoa 2018: conheça os filmes de abertura e de encerramento

por: Cinevitor

franciscogasparmatanegraFrancisco Gaspar em cena de Mata Negra, de Rodrigo Aragão: filme de abertura.

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre começou em 2005 com a ideia de promover um evento dedicado ao gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror), até então inédito no Brasil.

Desde sua primeira edição, que contou com 800 espectadores, o festival cresce em público, programação e convidados, tornando-se referência no mundo. Ao longo dos anos, diretores como José Mojica Marins, Lamberto Bava e Luigi Cozzi foram homenageados e filmes premiados de vários países foram exibidos.

Neste ano, em sua 14ª edição, que acontecerá entre os dias 17 de maio e 3 de junho, na Cinemateca Capitólio e na Sala Redenção, na capital gaúcha, o Fantaspoa contará com duas produções brasileiras na abertura e no encerramento, dando visibilidade ao cinema de gênero nacional.

Mata Negra, quinto longa-metragem do diretor capixaba Rodrigo Aragão, que há dez anos estreou Mangue Negro, seu primeiro longa, na abertura do IV Fantaspoa, fará a grande abertura desta edição. O filme se passa numa floresta do interior do Brasil, onde uma garota vê sua vida, e de todos ao seu redor, mudar terrivelmente quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Sombria além de outorgar poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar um terrível mal sobre a terra.

Em junho, quando se encerra o evento, será exibido Pedra da Serpente, longa-metragem de estreia do paulista Fernando Sanches, coproduzido pela Fantaspoa Produções. Na história, após ter perdido um bebê nos últimos meses de gestação, Joana tira férias em Peruíbe, uma pequena cidade litorânea conhecida por aparições de discos voadores. Depois de uma noite de sexo com um desconhecido, ela atropela e mata um homem. Joana inicia uma estranha relação com Maria, esposa do homem que atropelou, e se vê envolvida em uma trama sobre uma abdução alienígena.

Além disso, para esta décima quarta edição do festival, o cartaz conta com arte de Thalles Mourão e ilustração do renomado animador espanhol Sam, que trabalhou nos Estúdios Aardman Animations e é responsável pela Conflictivos Productions, e presta homenagem à figura icônica do Frankenstein, retratando diversas versões do monstro, baseado no romance escrito pela jovem Mary Shelley e que, neste ano, completa 200 anos. A homenagem a Frankenstein contará ainda com uma exposição concebida pelo artista plástico Leo Dias De Los Muertos.

Clique aqui e confira o pôster do Fantaspoa 2018.

Foto: Pedro Medeiros/Divulgação.

Comentários