Entrevista: Rodrigo Teixeira fala sobre participação no Festival de Cannes, cinema brasileiro e próximos lançamentos

por: Cinevitor

rodrigoteixeiracuritibaO produtor participa de atividade no Encontros de Cinema.

Neste ano, uma novidade marcou a oitava edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba: o 1º Encontros de Cinema de Curitiba, que aconteceu entre os dias 9 e 11 de junho. O evento surge como uma proposta paralela e que dialoga com o Olhar de Cinema. É uma plataforma de conteúdo audiovisual que possui duas vertentes: Encontros de Cinema de Curitiba, o evento anual e presencial, e o Encontros de Cinema Virtual, com diversos conteúdos online.

O evento, que foi realizado no Cine Passeio, contou com diversas atividades, como: masterclass, painéis, pitching aberto, sala de criação, diálogos, happy hour, entre outros. Nomes como Mariza Leão, Gabriel Mascaro, Affonso Uchoa, Maeve Jinkings, Mayana Neiva, Gustavo Pizzi, Karen Akerman, Aly Muritiba, Isabél Zuaa, Santiago Loza e Camila José Donoso foram alguns dos palestrantes desta primeira edição.

O produtor Rodrigo Teixeira, fundador e diretor da RT Features, participou de duas atividades: na segunda-feira, 10/06, em Diálogos; e no dia seguinte de uma masterclass com o cineasta Karim Aïnouz, recentemente premiado na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, com A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, longa produzido por Teixeira.

A RT Features é uma produtora nacional e internacional de conteúdo cultural e entretenimento para cinema e televisão, com base em São Paulo e escritório em Nova York. Dentre outras produções, seu currículo conta com diversos longas-metragens, como: O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia; O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz; Tim Maia, de Mauro Lima; Alemão, de José Eduardo Belmonte; O Silêncio do Céu, de Marco Dutra; e a série O Hipnotizador, da HBO Latin America.

No mercado internacional, a RT Features produziu os longas Frances Ha, de Noah Baumbach; O Amor é Estranho, de Ira Sachs; Love, de Gaspar Noé; Mistress America, de Noah Baumbach; A Bruxa, de Robert Eggers; Patti Cake$, de Geremy Jasper; e o premiado Me Chame Pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado e indicado em outras três categorias. Em 2018, entre outros filmes, a RT Features produziu o novo filme de James Gray, Ad Astra, com Brad Pitt, e no Brasil o longa-metragem A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, ambos com previsão de estreia em 2019. Além disso, a RT também produziu o longa The Lighthouse, de Robert Eggers, premiado na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, neste ano.

Dedicada a trabalhar com jovens e talentosos diretores desde a sua criação, a RT Features formou uma joint venture com a Sikelia Productions, de Martin Scorsese, com o objetivo de produzir filmes de cineastas emergentes em todo o mundo. O primeiro longa-metragem desta parceria, A Ciambra, de Jonas Carpignano, premiado na Quinzena dos Realizadores em 2017, e o segundo filme, Port Authority, de Danielle Lessovitz, que teve estreia mundial neste ano na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.

Em entrevista exclusiva ao CINEVITOR, em Curitiba, Rodrigo Teixeira falou sobre a participação da RT Features no Festival de Cannes, o futuro do cinema brasileiro e os próximos lançamentos de sua produtora.

Aperte o play e confira:

Foto: Giorgia Prates.

Comentários