Entrevista: Leandro Lara fala sobre Rodantes, filme exibido no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

por: Cinevitor

rodantesbrasilia1Primeiro longa de ficção do cineasta.

Dirigido por Leandro Lara, Rodantes foi exibido na terça-feira, 26/11, na 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro dentro da Mostra Novos Realizadores, que destaca a renovação do audiovisual brasileiro contemporâneo.

O filme narra a vida de três personagens: Tatiane é uma jovem que foge para tentar se reinventar após um passado traumático; Odair, fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 1990, é um rapaz que, em meio a descobertas sexuais, corre riscos ao se desprender da casa dos pais; e Henry, um imigrante haitiano que, após a morte de sua mulher, luta com seus dois filhos pequenos para sobreviver em meio ao progresso e à miséria brasileira. O elenco traz Caroline Abras, Félix Smith, Jonathan Well, Murilo Grossi, Fernando Alves Pinto, Clara Chevaux e Rodolfo Vaz.

Nascido em Belo Horizonte, Leandro Lara é cineasta e produtor formado em Artes e Comunicação na PUC-MG e especialista em Direção de Fotografia pela Escuela Internacional de Cine y Televisión, de San Antonio de los Baños. Realizou o documentário Favela on Blast, com o DJ Diplo; a série documental Reis da Rua; e o diário audiovisual Prelúdios do Sol.

Depois da exibição no Cine Brasília, conversamos com o diretor, também conhecido como Leandro HBL: “Fiquei muito surpreso e feliz com o convite porque Brasília sempre foi um festival emblemático e o filme tem uma conotação política importante. É o meu segundo longa, primeiro de ficção”, revelou.

rodantesbrasilia2Carol Abras e o diretor no Cine Brasília.

Sobre a gênese do projeto, comentou: “Essa história começou anos atrás. Já faz muito tempo que vou para essa região de Rondônia. Eu fiz uma reportagem fotográfica para uma revista italiana chamada Colors, em uma edição sobre a Amazônia. Fotografei e escrevi perfis de pessoas que tinham se movido ou estavam se movendo para a região. Garimpo, tráfico de gente, drogas, violência: esses eram os temas que mais se destacavam”. E completou: “Fiquei muito interessado com o ser humano que se coloca à disposição de estender a fronteira da civilização humana. Escrevi dez histórias e deixei quieto. Anos depois, chamei um amigo para colaborar no roteiro baseado nessas histórias reais. Eu não queria um filme sobre a clássica trajetória do herói, queria um filme com três histórias que se conectassem e que fossem muito humanas”.

Sobre o elenco, Leandro falou: “Trabalhei muita improvisação com os atores. Eu utilizei três protagonistas, porém muito diferentes. O Jonas [Jonathan Well] é um jovem ator, a Carol [Caroline Abras] é uma atriz mais experiente e o Félix Smith não é ator. Equalizar esses personagens dentro da trama foi um desafio muito interessante”.

Depois do Festival de Brasília, Rodantes deve ser exibido em outros festivais nacionais e internacionais. A previsão de estreia é para março ou abril de 2020, pela Zeta Filmes.

*O CINEVITOR está em Brasília e você acompanha a cobertura do festival por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Mayangdi Inzaulgarat.

Comentários