Eliza Capai apresenta Espero Tua (Re)volta no 23º Cine PE – Festival do Audiovisual

por: Cinevitor

elizacapaiapresentacinepeA cineasta marcou presença no Cinema São Luiz.

Dirigido por Eliza Capai, o documentário Espero Tua (Re)volta, que foi exibido na sexta-feira, 02/08, no 23º Cine PE – Festival do Audiovisual, apresenta as lutas estudantis no ponto de vista de três jovens ex-secundaristas que participaram, recentemente, das ocupações de escolas paulistas: Lucas “Koka”, Marcela Jesus e Nayara Souza. Além disso, conta com material inédito, reportagens da época e imagens de arquivo das marchas e ocupações.

Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. O longa acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro, em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.

Premiado no Festival de Berlim e no Olhar de Cinema, o filme também foi exibido no BAFICI, na Argentina; no Kino W Trampkach (Cinema in Sneakers Film Festival for Children and Youth), na Polônia; no Seattle International Film Festival; e no Sheffield Doc/Fest, na Inglaterra. “É o meu terceiro longa, mas é o primeiro que faço com recursos públicos. Com recursos da Ancine [Agência Nacional do Cinema], que tem permitido que tantos filmes girem pelo Brasil e pelo mundo”, disse a diretora no dia da exibição no Cine PE, no palco do Cinema São Luiz.

Em seu discurso, relembrou histórias que a inspiraram para a realização do documentário: “Festivais e filmes como esses são cada vez mais necessários para pensarmos como grupo. Eu nasci em 1979, na ditadura militar. Cresci nesse Brasil em que as verdades também eram deturpadas. Sou filha de pais que participaram de movimentos estudantis durante a ditadura militar e meu pai foi preso e torturado”.

Aperte o play e assista ao discurso completo de Eliza Capai antes da exibição de Espero Tua (Re)volta no Cine PE:

*O CINEVITOR está em Recife a convite do evento e você acompanha a cobertura do festival por aqui e pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Foto: Felipe Souto Maior.

Comentários