Divertida Mente

por: Cinevitor

divertidamenteposterInside Out

Diretores: Pete Docter e Ronaldo Del Carmen.

Elenco: Amy Poehler, Phyllis Smith, Richard Kind, Bill Hader, Lewis Black, Mindy Kaling, Kaitlyn Dias, Diane Lane, Kyle MacLachlan, Paula Poundstone, Bobby Moynihan, Paula Pell, Dave Goelz, Frank Oz, Josh Cooley, Flea, John Ratzenberger, Carlos Alazraqui, Peter Sagal, Rashida Jones, Lori Alan, John Cygan, Sherry Lynn, Laraine Newman, Paris Van Dyke, Jess Harnell, Bob Bergen, Teresa Ganzel.

Ano: 2015

Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Mas quando a Alegria e a Tristeza são levadas inadvertidamente para as profundezas da mente de Riley – levando com elas algumas de suas principais lembranças – o Medo, o Raiva e a Nojinho assumem, relutantemente, o comando. Agora, a Alegria e a Tristeza terão que se aventurar em lugares desconhecidos para retornar ao centro de controle, e a Riley.

Comentários do CINEVITOR: Fazer um filme que trata de assuntos complexos como a mente humana, por exemplo, não parece ser a melhor opção para uma animação voltada ao público infantil. Mas, em Divertida Mente essa ideia funciona muito bem. Dirigido por Pete Docter, responsável pelo sucesso de Up: Altas Aventuras, e Ronaldo Del Carmen, o longa ganha pontos por dialogar de maneiras diferentes, mas ao mesmo tempo, com adultos e crianças. A originalidade e a criatividade presentes no roteiro contribuem para uma excelente história apresentada aos espectadores. Ao retratar o que se passa na mente de uma garotinha de 11 anos, o filme consegue emocionar e divertir através da materialização das emoções, nesse caso representadas pela alegria, tristeza, raiva, medo e nojinho. Seus personagens carismáticos nos fazem refletir sobre a vida de uma maneira descontraída e nos mostram, imageticamente, todos os pensamentos da protagonista através de um design de produção muito bem elaborado, cheio de cores e cenários fascinantes A maneira leve de representar tantas emoções nas telonas já coloca Divertida Mente na lista de melhores do ano. Enquanto as crianças riem das peripécias dos personagens e se entretém com a Cidade das Nuvens ou com a Produção de Sonhos, os adultos se comovem ao ver que aquelas vozes que ecoam dentro de suas cabeças ganharam vida, mesmo que num mundo imaginário. Com uma narrativa criativa e emocionante, o filme oferece, além de momentos engraçados, uma reflexão pessoal de como entender a si mesmo e discute qual a melhor maneira de lidar com nossas emoções, pois certas atitudes do ser humano são reflexos de como seus sentimentos reagem às mais diversas situações da vida. Divertida Mente é brilhante por todos esses motivos e também por nos mostrar que nossa mente pode ser muito mais divertida do que imaginamos. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-5-estrelas

Comentários