Dira Paes, Antonio Pitanga e Soledad Villamil completam o time de homenageados do 45º Festival de Gramado

por: Cinevitor

diragramadohomenagem1Dira Paes: atriz será uma das homenageados de 2017.

Neste ano, o Festival de Cinema de Gramado comemora 45 anos com a proposta de apresentar contrastes de um cinema brasileiro e latino-americano que, em constante transformação, entrelaça tradição e contemporaneidade. Com uma programação dedicada a destacar o melhor da mais recente safra de realizadores veteranos e de novos profissionais que despontam no cenário audiovisual, o evento promete uma edição marcante.

Nesta terça-feira, 11/07, além do anúncio dos filmes selecionados, a organização do festival também divulgou a lista completa com os homenageados da 45ª edição.

Com 33 anos de carreira e mais de 40 filmes no currículo, a paraense Dira Paes será homenageada com o Troféu Oscarito, destinado a grandes atores da cinematografia brasileira. Em Gramado, Dira levou o Kikito em 2003, como melhor atriz coadjuvante pelo longa Noite de São João, e em 2011, como melhor atriz, pelo curta Ribeirinhos do Asfalto.

Presença constante no Festival de Cinema de Gramado, seja como concorrente, jurado, convidado ou simplesmente espectador do evento serrano, Antonio Pitanga terá sua carreira celebrada com o Troféu Cidade de Gramado. Sua estreia no cinema aconteceu em 1960, com Bahia de Todos os Santos, de Trigueirinho Neto, e, desde lá, o ator participou de mais de 50 produções. A convivência com grandes diretores do Cinema Novo também despertou a vontade de dirigir filmes, concretizada em 1978, com Na Boca do Mundo.

Dedicado a expoentes do cinema latino-americano, o troféu Kikito de Cristal será entregue à atriz argentina Soledad Villamil. Seu maior sucesso veio em 2009, quando atuou em O Segredo dos Seus Olhos, longa argentino dirigido por Juan José Campanella, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2010. Mas, sua relação com o cinema começou ainda no início da década de 1990. Soledad já havia trabalhado com Campanella em outro reconhecido filme argentino: O Mesmo Amor, a Mesma Chuva, de 1999, exibido no 28º Festival de Cinema de Gramado. Como atriz, a homenageada também acumula trabalhos no teatro e na televisão argentina.

soledadarinSoledad Villamil com Ricardo Darín em O Segredo dos Seus Olhos.

Prestando homenagem a um de seus grandes amigos e incentivadores, o Festival celebra a carreira do cineasta gaúcho Otto Guerra com o Troféu Eduardo Abelin, distinção entregue a diretores, cineastas e entidades do cinema nacional. Este prêmio foi anunciado anteriormente pela organização do evento, dias atrás.

Além dos homenageados, o Festival de Cinema de Gramado apresenta, em uma iniciativa inédita, o Canadá como país convidado de honra. Além da presença do consulado e de uma delegação que acompanhará de perto a programação do evento, o Canadá também trará para Gramado sua expertise na produção audiovisual com seminários e workshops ministrados por prestigiadas instituições de ensino do país. A novidade envolvendo o país aponta para um caminho que Gramado vem trilhando nos últimos anos: o de uma internacionalização ainda mais ampla e dialogante.

O 45º Festival de Cinema de Gramado acontecerá entre os dias 17 e 26 de agosto.

Fotos: Aline Arruda/Agencia Foto/Divulgação.

Comentários