Conheça os vencedores do 7º BIFF – Brasília International Film Festival

por: Cinevitor

corpusBIFFBartosz Bielenia em Corpus Christi: grande vencedor.

Foram anunciados neste domingo, 26/04, os vencedores do 7º BIFF, Brasília International Film Festival, que, pela primeira vez, aconteceu de forma totalmente on-line. Pioneiro na realização virtual de mostras competitivas no Brasil, o festival somou mais de 50 mil acessos e mais de 800 mil visualizações através das mídias sociais.

Em tempos de isolamento social, a possibilidade de assistir gratuitamente e no conforto de casa a filmes inéditos tão diversos e com tanta qualidade representou um marco definitivo para o universo de festivais de cinema no Brasil, como declara Anna Karina de Carvalho, diretora e curadora do BIFF: “Foi um enorme desafio, que concluímos com sucesso, chegando a milhares de casas por todo o Brasil. Isso não tem preço! Cada negociação com cada distribuidor e realizador não foi em vão. Porque eles mesmos viram a potência que é chegar em todo Brasil, num momento em que as pessoas mais precisam de conteúdo em casa”.

A atriz, diretora e produtora Bárbara Paz, que presidiu o Júri Oficial do festival, reforça: “O cinema respirando por todos os lados. O BIFF foi importantíssimo para saber que a arte está nos ajudando a passar por essa pandemia, nos abraçando com suas histórias. O primeiro festival de cinema virtual no Brasil a gente nunca esquece. Foi incrível! Me fez viajar por vários países sem sair de casa, conhecer mais um pedaço do mundo”.

O BIFF exibiu oito títulos na Mostra Competitiva, quatro na mostra Grandes pré-estreias, dois na especial Spotlight Brasília, seis no inédito BIFF Junior (também de caráter competitivo), um filme de abertura e cinco títulos na mostra especial em homenagem ao ator Kirk Douglas. Todos oferecidos de forma gratuita a quem acessou o site do festival com suporte da plataforma Looke. Além de assistir aos títulos inéditos, o espectador indicou o filme vencedor pelo Júri Popular, que receberá o prêmio no valor de R$ 10.000,00.

O Júri Oficial, composto pelo crítico de cinema Miguel Barbieri e pela cineasta Sabrina Fidalgo, além de Bárbara Paz, escolheu o filme vencedor da Mostra Competitiva, que também receberá o prêmio de R$ 10.000,00. Coube ao crítico e professor Pablo Gonçalo eleger o título vencedor do Prêmio José Carlos Avellar. E um grupo de crianças e adolescentes convidados compôs o Júri do BIFF Junior: Luiz Guilherme Tomasi Soares, 17 anos; João Gabriel Ribeiro, 15 anos; Ana Neri, 16 anos; e Claysa Nunes, 16 anos.

Conheça os vencedores do BIFF 2020:

MOSTRA COMPETITIVA | JÚRI OFICIAL

Melhor Filme: Corpus Christi, de Jan Komasa (Polônia)
Menção Honrosa: Mapa de Sonhos Latino-americanos, de Martin Weber (México/Argentina)

MOSTRA COMPETITIVA | JÚRI POPULAR

Melhor Filme: Encantado, o Brasil em Desencanto, de Filipe Galvon (França/Brasil)

MOSTRA BIFF JUNIOR

Melhor Filme: Copperman – Um Herói Especial, de Eros Puglielli (Itália)
Menção Honrosa: Ana, de Charles McDougall (EUA/Porto Rico) e Peixonauta – O Filme, de Célia Catunda, Kiko Mistrorigo e Rodrigo EBA! (Brasil)

PRÊMIO DA CRÍTICA JOSÉ CARLOS AVELLAR

Melhor Filme: Corpus Christi, de Jan Komasa

Foto: Divulgação.

Comentários