Conheça os vencedores do 33º ASC Awards; brasileiro Adriano Goldman é premiado

por: Cinevitor

adrianogoldmanasc2019Adriano Goldman: premiado pela segunda vez.

Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte. Desde 1986 realiza um prêmio anual, o American Society of Cinematographers Awards, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.

Neste ano, em que celebra o centenário da American Society of Cinematographers, o brasileiro Adriano Goldman se destacou mais uma vez e foi premiado na categoria de melhor fotografia em um episódio de uma série não comercial por Beryl, do seriado The Crown, da Netflix. No ano passado, Goldman foi premiado nesta mesma categoria.

Os homenageados desta 33ª edição foram: o diretor de fotografia Robert Richardson, premiado três vezes no Oscar (pelos filmes: JFK: A Pergunta que Não Quer Calar, O Aviador e A Invenção de Hugo Cabret), que recebeu o ASC Lifetime Achievement Award pelo conjunto de sua obra; o fotógrafo Jeffrey Jur recebeu o Career Achievement in Television Award; e o ator americano Jeff Bridges, premiado com o Oscar por sua atuação em Coração Louco, recebeu o Board of Governors Award.

Além disso, o Prêmio Spotlight, criado para reconhecer a excepcional fotografia em longas-metragens que foram exibidos em poucos cinemas ou em festivais internacionais, foi entregue para o fotógrafo Giorgi Shvelidze.

Conheça os vencedores do 33º ASC Awards nas categorias de cinema:

MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA-METRAGEM:
Guerra Fria, por Łukasz Żal

PRÊMIO SPOTLIGHT:
Namme, por Giorgi Shvelidze

Foto: Gregg DeGuire/Getty Images.

Comentários