Conheça os indicados ao European Film Awards 2018

por: Cinevitor

guerrafriaeuropeanTomasz Kot e Joanna Kulig em Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski.

Foram anunciados neste sábado, 10/11, os indicados ao 31º European Film Awards, premiação criada pela European Film Academy que elege as melhores produções cinematográficas europeias. Os vencedores serão escolhidos pelos membros da EFA, que conta com mais de três mil integrantes, e serão anunciados no dia 15 de dezembro, em Sevilha, na Espanha.

O polonês Guerra Fria, vencedor do prêmio de melhor direção para Pawel Pawlikowski no Festival de Cannes deste ano, lidera a lista com cinco indicações. Além disso, alguns prêmios já foram anunciados antes da cerimônia oficial, como: melhor maquiagem, fotografia, entre outros.

Neste ano, o cineasta grego Costa-Gavras será homenageado com um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra. O ator britânico Ralph Fiennes receberá o European Achievement in World Cinema Award pelo reconhecimento de sua carreira e a atriz espanhola Carmen Maura será consagrada com o Lifetime Achievement Award.

Confira a lista completa com os indicados ao European Film Awards 2018:

MELHOR FILME EUROPEU:
Dogman, de Matteo Garrone (Itália/França)
Girl, de Lukas Dhont (Holanda/Bélgica)
Gräns, de Ali Abbasi (Suécia/Dinamarca)
Guerra Fria (Zimna wojna), de Pawel Pawlikowski (Polônia/França/Reino Unido)
Lazzaro felice, de Alice Rohrwacher (Itália/Suíça/França/Alemanha)

MELHOR DIREÇÃO:
Ali Abbasi, por Gräns (Border)
Alice Rohrwacher, por Lazzaro felice
Matteo Garrone, por Dogman
Pawel Pawlikowski, por Guerra Fria
Samuel Maoz, por Foxtrot

MELHOR ATRIZ EUROPEIA:
Alba Rohrwacher, por Lazzaro felice
Bárbara Lennie, por Petra
Eva Melander, por Gräns
Halldóra Geirharðsdóttir, por Uma Mulher em Guerra
Joanna Kulig, por Guerra Fria
Marie Bäumer, por 3 Dias em Quiberon (3 Tage in Quiberon)

MELHOR ATOR EUROPEU:
Jakob Cedergren, por Culpa
Marcello Fonte, por Dogman
Rupert Everett, por O Príncipe Feliz (The Happy Prince)
Sverrir Gudnason, por Borg vs McEnroe
Tomasz Kot, por Guerra Fria
Victor Polster, por Girl

MELHOR ROTEIRO:
Culpa, escrito por Gustav Möller e Emil Nygaard Albertsen
Dogman, escrito por Matteo Garrone, Ugo Chiti e Massimo Gaudioso
Gräns (Border), escrito por Ali Abbasi, Isabella Eklöf e John Ajvide Lindqvist
Guerra Fria, escrito por Pawel Pawlikowski
Lazzaro felice, escrito por Alice Rohrwacher

MELHOR FILME EUROPEU DE COMÉDIA:
Assim é a Vida (Le sens de la fête), de Olivier Nakache e Éric Toledano (Bélgica/Canadá/França)
A Morte de Stalin, de Armando Iannucci (França/Reino Unido/Bélgica/Canadá)
Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt (Portugal/França/Brasil)

MELHOR DOCUMENTÁRIO EUROPEU:
A Woman Captured, de Bernadett Tuza-Ritter (Hungria)
Bergman – 100 anos (Bergman – ett år, ett liv), de Jane Magnusson (Suécia/Noruega)
Of Fathers and Sons (Kinder des Kalifats), de Talal Derki (Alemanha/EUA/Síria/Líbano/Holanda/Qatar)
The Distant Barking of Dogs, de Simon Lereng Wilmont (Dinamarca)
The Silence of Others, de Robert Bahar e Almudena Carracedo (Espanha/EUA/Canadá/França)

MELHOR FILME EUROPEU DE ANIMAÇÃO:
A Ganha-Pão (The Breadwinner), de Nora Twomey (Irlanda/Canadá/Luxemburgo/EUA)
Another Day of Life, de Raúl de la Fuente e Damian Nenow (Polônia/Espanha/Alemanha/Bélgica/Hungria)
Croc-Blanc (White Fang), de Alexandre Espigares (França/Luxemburgo/EUA)
O Homem das Cavernas (Early Man), de Nick Park (Reino Unido/EUA/França)

EUROPEAN DISCOVERY | PRÊMIO FIPRESCI:
Aqueles que Estão Bem (Dene wos guet geit), de Cyril Schäublin (Suíça)
Culpa (Den skyldige), de Gustav Möller (Dinamarca)
Girl, de Lukas Dhont (Holanda/Bélgica)
Não me Toque (Touch Me Not), de Adina Pintilie (Romênia/Alemanha/República Checa/Bulgária/França)
Scary Mother, de Ana Urushadze (Geórgia/Estônia)
Um Dia (Egy nap), de Zsófia Szilágyi (Hungria)

MELHOR CURTA-METRAGEM EUROPEU:
Aquaparque, de Ana Moreira (Portugal)
Burkina Brandenburg Komplex, de Ulu Braun (Alemanha)
Vypusk ’97 (Graduation ’97), de Pavlo Ostrikov (Ucrânia)
I Signed the Petition, de Mahdi Fleifel (Alemanha/Suíça/Reino Unido)
Kapitalistis, de Pablo Munoz Gomez (Bélgica/França)
Kontener, de Sebastian Lang (Alemanha)
Meryem, de Reber Dosky (Holanda)
Prisoner of Society, de Rati Tsiteladze (Geórgia)
Lâchez les chiens (Release the dogs), de Manue Fleytoux (França/Bélgica)
Shame (Cpam), de Petar Krumov (Bulgária)
The Escape (L’Échappée), de Laëtitia Martinoni (França)
The Years (Gli Anni), de Sara Fgaier (Itália/França)
Los que desean (Those who Desire), de Elena López Riera (Suíça/Espanha)
What’s The Damage, de Heather Phillipson (Reino Unido)
Wildebeest, de Nicolas Keppens e Matthias Phlips (Bélgica)

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO:
Dogman, por Lorenzo Tamburini, Dalia Colli e Daniela Tartari

MELHOR TRILHA SONORA:
3 Dias em Quiberon, por Christoph Kaiser e Julian Maas

MELHOR DESENHO DE SOM:
Der Hauptmann (The Captain), por André Bendocchi-Alves e Martin Steyer

MELHOR FOTOGRAFIA | PRIX CARLO DI PALMA:
Utøya: 22 de Julho, por Martin Otterbeck

MELHOR EDIÇÃO:
Guerra Fria, por Jarosław Kamiński

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO:
Verão (Leto), por Andrey Ponkratov

MELHOR FIGURINO:
Dogman, por Massimo Cantini Parrini

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS:
Gräns (Border), por Peter Hjorth

Foto: Divulgação.

Comentários