CINEVITOR #323: Entrevista com Pablo José Meza | Filme: As Ineses

por: Cinevitor

inesescinevitorpgmConfusão na maternidade: elenco em cena.

O diretor e roteirista argentino Pablo José Meza chega aos cinemas brasileiros nesta semana com As Ineses, comédia que revela os segredos escondidos nas cidades do interior da Argentina; tema com o qual o cineasta estreou em seu primeiro longa, Buenos Aires 100 km, e que o inspirou a levar adiante nesta coprodução entre Brasil e Argentina.

O filme conta a história de Carmen e Rosa. As amigas são vizinhas e moram lado a lado. Por essas coisas da vida que não se explicam, ambas possuem o mesmo sobrenome, engravidaram na mesma época e dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital da cidade onde moram. A surpresa vem no momento em que os pais recebem seus bebês e percebem que suas filhas podem ter sido trocadas por engano após o parto. O casal loiro recebe a bebê morena e o casal moreno, a bebê loira. A confusão se instaura e as mães decidem colocar o mesmo nome para as duas garotas e resolver o problema de imediato.

O filme se passa em 1985, quando ainda não era comum teste de DNA para determinar a paternidade de uma criança. A chave para entender os códigos presentes na trama é o pulso das cenas artísticas onde as combinações de montagem, arte e figurino permite recriar o cativante cinema de costumes argentino, cuja localização é uma cidadezinha distante de Buenos Aires, meio esquecida no tempo. O longa vagueia entre várias circunstâncias, tais como a questão da identidade, do preconceito e da religião.

A comédia é estrelada por grandes nomes da dramaturgia argentina, como: Brenda Gandini, María Leal e Luciano Cáceres. Além deles, o filme conta também com a participação de André Ramiro, ator carioca, e do gaúcho Rafael Sieg.

Para falar mais sobre As Ineses, que já está em cartaz no Brasil, conversamos com o diretor Pablo José Meza, que falou sobre a ideia do projeto, filmagens, elenco, ensaios e cinema brasileiro.

Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação/Okna Produções.

Comentários