CINEVITOR #274: Entrevista com Pedro Jezler e Fabio Furtado | Górgona

por: Cinevitor

gorgonapgmcinevitorLuciano Chirolli, Maria Alice Vergueiro e Danilo Grangheia em cena.

Dirigido pelos estreantes Fabio Furtado e Pedro Jezler, o documentário Górgona já está em cartaz nos cinemas. Ao longo de cinco anos, durante as temporadas da peça As Três Velhas, os cineastas acompanharam os bastidores da montagem dirigida e estrelada por Maria Alice Vergueiro, considerada uma das maiores atrizes de sua geração.

O longa traz um recorte sensível desse momento na vida da atriz de 83 anos, que convive com a Doença de Parkinson desde 2001. O documentário aborda temas como a proximidade da morte, o envelhecer em cena, o custo das convicções artísticas e os impasses da produção cultural no Brasil.

A vontade de fazer um filme com a atriz surgiu quando Fabio, que é cofundador da companhia Pândega com Maria Alice e o ator Luciano Chirolli, registrou algumas cenas do processo da peça de Alejandro Jodorowsky. Mas foi somente com a chegada de Pedro que surgiu a ideia de fazer um documentário sobre Maria Alice.

Em cena, além de Maria Alice Vergueiro, estão Luciano Chirolli, companheiro de longa data, e os atores Pascoal da Conceição, Danilo Grangheia e Marco Luz, além de Carolina Splendore, jovem atriz que também fez assistência de direção para a montagem. O cotidiano da equipe foi registrado nos diferentes teatros por onde passou o espetáculo.

Para falar mais sobre o filme, batemos um papo com os diretores. Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação.

Comentários