Chadwick Boseman, de Pantera Negra, morre aos 42 anos

por: Cinevitor

chadwickbosemanmorreDe Wakanda para o mundo: Chadwick Boseman se consagrou como super-herói.

Morreu nesta sexta-feira, 28/08, aos 42 anos, o ator e diretor americano Chadwick Boseman, que ganhou destaque mundial ao protagonizar o consagrado Pantera Negra, do Universo Cinematográfico da Marvel.

O anúncio foi divulgado na rede social do ator: “É com uma tristeza incomensurável que confirmamos o falecimento de Chadwick Boseman.⁣ Ele foi diagnosticado com câncer de cólon em estágio III, em 2016, e lutou contra ele nos últimos 4 anos, enquanto progredia para o estágio IV. Um verdadeiro lutador, Chadwick perseverou em tudo e realizou muitos dos filmes que vocês tanto amam. De Marshall: Igualdade e Justiça a Destacamento Blood e Ma Rainey’s Black Bottom, entre vários outros, todos foram filmados durante e entre inúmeras cirurgias e quimioterapia. Foi uma honra para sua carreira dar vida ao Rei T’Challa em Pantera Negra. Ele morreu em sua casa, com sua esposa e família lado. A família agradece pelo amor, pelas orações e pede que continuem respeitando a privacidade deles durante este momento difícil”.

Nascido e criado em Anderson, na Carolina do Sul, Boseman escreveu sua primeira peça ainda na escola. Depois disso, estudou na Universidade Howard, em Washington, D.C., e formou-se em bacharel em artes plásticas. Com ajuda da atriz Phylicia Rashad, sua professora na época, conseguiu arrecadar fundos para participar de um programa especial da British American Drama Academy, em Londres.

Quando voltou aos Estados Unidos, se formou na British American Dramatic Academy, em Nova York. Logo, mudou-se para Los Angeles. Seu primeiro papel na televisão foi em um episódio da série Parceiros da Vida. Depois disso, fez participações em Lei & Ordem e CSI: Nova Iorque. Em 2008, atuou em seu primeiro longa-metragem, o drama biográfico No Limite – A História de Ernie Davis, de Gary Fleder. No mesmo ano, atuou em um papel de destaque na série Lincoln Heights.

Em 2013, ganhou seu primeiro papel como protagonista nas telonas na cinebiografia 42: A História de uma Lenda, na qual interpretou Jackie Robinson, jogador de beisebol. Entre outros sucessos, como A Grande Escolha e Deuses do Egito, Boseman apareceu, em 2016, pela primeira vez como Pantera Negra, papel que o destacou para o mundo todo, em Capitão América: Guerra Civil.

Em 2018, o super-herói ganhou seu primeiro filme solo e Chadwick Boseman se destacou ainda mais. Pantera Negra, dirigido por Ryan Coogler, foi aclamado pela crítica e pelo público e arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão mundialmente. Atualmente, é a décima segunda maior bilheteria de todos os tempos.

Além do sucesso estrondoso, Pantera Negra entrou para a história do cinema pela importância da representatividade negra nas telonas e o impacto positivo e necessário que isso causou no mundo todo. O longa conquistou o título de maior estreia da história de um diretor afro-americano, bem como a maior de um filme estrelado predominantemente por atores negros. Em 2019, no Oscar, o filme foi consagrado com três estatuetas douradas: melhor trilha sonora, figurino e design de produção; e ainda foi indicado nas categorias de melhor filme, canção original, edição de som e mixagem de som.

Como rei de Wakanda, Chadwick Boseman foi premiado no BET Awards, Black Reel Awards, Image Awards, MTV Movie + TV Awards e no SAG Awards como melhor elenco.

Porém, sua carreira também foi marcada por outros sucessos, como: Get on Up: A História de James Brown, no qual interpreta o personagem-título e foi premiado no Festival de Santa Barbara; Marshall: Igualdade e Justiça, no papel de Thurgood Marshall; Crime sem Saída; Destacamento Blood, de Spike Lee; King: Uma História de Vingança; Vingadores: Guerra Infinita; Avengers: Ultimato; e o inédito Ma Rainey’s Black Bottom.

Ao longo de sua carreira, Chadwick dirigiu dois curtas: Blood Over a Broken Pawn e Heaven. Recentemente, estava filmando a série What If…?, sobre o Universo Cinematográfico da Marvel, e estava confirmado em Pantera Negra 2, previsto para 2022.

Foto: Disney/Marvel Studios.

Comentários