Camila José Donoso fala sobre retrospectiva na mostra Foco do 8º Olhar de Cinema

por: Cinevitor

camiladonosocuritibaolharTrabalhos que influenciaram a carreira da homenageada também integraram a seleção.

A obra da cineasta chilena Camila José Donoso ganhou destaque na 8ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. A primeira retrospectiva da diretora no Brasil, com uma seleção de curtas e todos os seus longas-metragens, fez parte da mostra Foco, que busca realizadores ainda não muito conhecidos pelo público brasileiro, desvendando suas obras e estabelecendo conversas com produções semelhantes ou influentes.

A filmografia de Camila desafia os limites entre a ficção e o documentário, reconhecendo as possibilidades no limiar de cada um dos gêneros: encena histórias reais e naturaliza ficções. A potência de suas obras ultrapassa linguagem e estilo e é ainda mais marcante na temática, com mulheres que estão sempre buscando novas verdades, que desafiam suas realidades, seus espaços e definições externas contaminadas. É um cinema que retrata a transformação e transforma para além da tela.

Em entrevista exclusiva para o CINEVITOR, a diretora falou sobre sua participação no Olhar de Cinema, sobre o cineasta chileno Raúl Ruiz e os longas Nona. Se mi mojan, yo los quemo, que conta com o ator brasileiro Eduardo Moscovis no elenco, Casa Roshell e Naomi Campbel.

Aperte o play e confira:

Foto: Isabella Lanave.

Comentários