Cahiers du Cinéma elege os dez melhores filmes de 2017 com Twin Peaks, de David Lynch, no topo da lista

por: Cinevitor

twincahiersLaura Dern em Twin Peaks: dirigida por David Lynch.

Fundada em 1951, a revista francesa Cahiers du Cinéma é considera uma das mais prestigiadas publicações sobre a sétima arte. Como de costume, na edição de dezembro, a redação divulga uma lista com os 10 melhores filmes do ano.

Para os críticos da revista, o melhor filme de 2017 é uma série. Twin Peaks, criada por David Lynch e Mark Frost, fez muito sucesso na década de 1990, sendo considerada uma produção revolucionária e um dos programas mais assistidos da época. Com duas temporadas, o último episódio foi exibido no dia 10 de junho de 1991. Agora, 26 anos depois, os criadores surpreenderam o público com o retorno do seriado, que chegou a ser exibido em uma sessão especial no Festival de Cannes deste ano.

O editorial da 739ª edição da Cahiers du Cinéma, assinado por Stéphane Delorme, diz: “Twin Peaks foi escolhido por unanimidade. O esforço sobre-humano de David Lynch dá origem a um ‘filme’ de 18 horas, em suas próprias palavras; um filme dividido em diferentes partes que se parece com uma série dividida em episódios. O grande paradoxo deste ano é que os dois filmes mais poéticos foram produzidos precisamente pela televisão. Twin Peaks e Jeannette: A Infância de Joana D’Arc. Bruno Dumont e Lynch conseguiram acelerar o ritmo, enquanto no cinema, o tempo entre as filmagens é maior e mais longo. Porém, nosso TOP 10 também revela como o ano no cinema foi americano, com sete filmes na lista”.

Conheça o Top 10 2017 da Cahiers du Cinéma:

1º: Twin Peaks, de David Lynch (EUA)
2º: Jeannette: A Infância de Joana D’Arc, de Bruno Dumont (França)
3º: Certas Mulheres, de Kelly Reichardt (EUA)
4º: Corra!, de Jordan Peele (EUA)
5º: O Dia Depois (Geu-hu), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
6º: O Amante de Um Dia (L’amant d’un jour), de Philippe Garrel (França)
7º: Bom Comportamento, de Benny Safdie e Josh Safdie (EUA)
8º: Fragmentado, de M. Night Shyamalan (EUA/Japão)
9º: Jackie, de Pablo Larraín (Chile/França/EUA/Hong Kong)
10º: A Longa Caminhada de Billy Lynn, de Ang Lee (Reino Unido/China/EUA)

Foto: Divulgação/Showtime.

Comentários