Bacurau é consagrado no 25º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro

por: Cinevitor

bacurauvenceguaraniThomás Aquino em Bacurau: oito prêmios.

Foram revelados nesta quarta-feira, 1º de julho, os vencedores da 25ª edição do Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. A premiação é considerada a maior e mais ampla da crítica de cinema no Brasil. O anúncio aconteceu nas redes sociais do site Papo de Cinema e foi apresentado em uma live por Robledo Milani, criador e organizador do prêmio, ao lado da atriz Karine Teles e do ator Silvero Pereira.

Em 2019, 170 longas brasileiros foram lançados comercialmente no país. A partir disso, e também dos curtas-metragens e produções estrangeiras, 110 críticos de cinema de todo o Brasil escolheram os melhores, entre eles, Vitor Búrigo, aqui do CINEVITOR. O processo foi dividido em duas fases: na primeira, pouco menos de 50 profissionais da área se comprometeram a assistir, ao menos, metade desses filmes e apontar seus cinco favoritos em cada uma das 24 categorias da premiação. Os cinco mais votados formaram os finalistas.

A Academia Guarani de Cinema contou, em sua maioria, com a participação de associados das principais agremiações do gênero do Brasil: ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema), ACCRJ (Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) e ACCiRN (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte). Durante pouco mais de um mês, todos foram convidados a escolher apenas seu favorito entre os cinco indicados de cada categoria.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau foi consagrado no Prêmio Guarani deste ano em oito categorias, entre elas, melhor filme e melhor elenco. A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, aparece na sequência com seis prêmios. Marco Nanini, de Greta, e Grace Passô, de Temporada, foram contemplados nas categorias de atuação.

Além disso, o grande homenageado desta edição foi o ator Leonardo Villar, que recebeu o Guarani Honorário. Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, em 1923, começou sua carreira artística no teatro. Em 1962, em seu primeiro papel nos cinemas, ganhou destaque ao viver o protagonista de O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Clique aqui e confira a lista completa com os vencedores do 25º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.

Foto: Reprodução/YouTube.

Comentários