Annette, de Leos Carax, será o filme de abertura do Festival de Cannes 2021

por: Cinevitor
Protagonistas: Adam Driver e Marion Cotillard em cena.

O Festival de Cannes 2021, que acontecerá entre os dias 6 e 17 de julho, anunciou nesta segunda-feira, 19/04, que o filme de abertura desta 74ª edição será o drama musical Annette, dirigido pelo cineasta francês Leos Carax.

Nove anos depois de disputar a Palma de Ouro com Holy Motors, Leos Carax apresentará seu novo filme, o primeiro em inglês, no festival. Ambientado em uma Los Angeles contemporânea, Annette conta a história de Henry, interpretado por Adam Driver, um comediante com um senso de humor feroz e Ann, papel de Marion Cotillard, uma cantora de renome internacional. Até então, eles parecem o casal perfeito: saudáveis, felizes e cheios de glamour. Porém, o nascimento de sua primeira filha, Annette, uma garota misteriosa com um destino excepcional, mudará suas vidas.

Produzido por Charles Gillibert, Annette, o sexto longa do diretor, baseado na ideia original de Carax, com trilha sonora composta por Sparks e estrelado também por Simon Helberg e Rebecca Dyson-Smith, fará sua estreia internacional no Palais des festivals e participará da Competição Oficial. Além disso, será lançado simultaneamente nos cinemas franceses.

Visionário e enigmático, Leos Carax é autor de alguns dos mais belos momentos do cinema francês dos últimos 35 anos, com uma filmografia que nunca deixou de exibir seu domínio da direção. Um gênio poético com uma imaginação transbordante.

Com apenas 24 anos, deu início a uma trilogia da qual emanava beleza urbana e noturna em uma Paris mágica. Filmado em preto e branco, Boy Meets Girl, premiado em Cannes em 1984, homenageou o cinema mudo, o universo de Jean Cocteau e o cinema de Godard. Com Sangue Ruim, de 1986, foi premiado em Berlim com o filme estrelado por Denis Lavant, Juliette Binoche e Michel Piccoli. Em 1991, o diretor embarcou em um projeto muito ambicioso, o drama Os Amantes de Pont-Neuf, que foi filmado em três anos.

Depois de oito anos, voltou ao festival francês com Pola X na Competição Oficial. Em 2008, ao lado de outros diretores como Michel Gondry e Bong Joon-ho, participou da mostra Un Certain Regard com Tokyo!. Finalmente, em 2012, Leos Carax voltou a competir em Cannes com Holy Motors, uma experiência cinematográfica sinuosa que coloca a magia na realidade e a vida cotidiana na fantasia. 

Em comunicado oficial, Pierre Lescure, presidente do Festival de Cannes, disse: “Cada filme de Leos Carax é um evento. E este cumpre o que promete! Annette é o presente que os amantes do cinema, da música e da cultura esperavam; e pelo qual ansiamos durante o ano passado”. Thierry Frémaux, diretor geral do evento, completou: “Não poderíamos ter sonhado com um reencontro mais bonito com o cinema, no Palais des festivals, onde os filmes vêm fazer valer o seu esplendor. O cinema de Carax é uma expressão desses gestos poderosos, dessas alquimias misteriosas que fazem o segredo da modernidade e da eternidade do cinema”.

Foto: Divulgação.

Comentários