Amos Gitai é homenageado na 43ª Mostra de São Paulo e lança livro com cartas de sua mãe

por: Cinevitor

amosgitaimostraspHomenageado da Mostra: presença ilustre.

O cineasta israelense Amos Gitai foi um dos homenageados da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e recebeu o prêmio Leon Cakoff na quinta-feira, 24/10, no Espaço Itaú Frei Caneca, antes da sessão do seu filme Kadosh: Laços Sagrados, que estreou há duas décadas. Além deste longa, o diretor também celebrou o aniversário de lançamento de Berlim-Jerusalém, que completa 30 anos em 2019.

Ao todo, 41 filmes de Amos Gitai foram exibidos na Mostra desde 1996. Há mais de 20 anos seu olhar único sobre lugares e memória mostram ao público brasileiro os diversos matizes que existem em um conflito, assim como a necessidade de ver o outro não como diferente, mas como alguém que vive os mesmos problemas, tem os mesmos medos e a mesma esperança de um futuro melhor.

Berlim-Jerusalém, lançado em 1989, integra a trilogia Exílio, composta também pelos filmes Esther (1986) e Golem, o Espírito do Exílio (1992), todos exibidos na 28ª Mostra, que teve uma retrospectiva em homenagem ao diretor, responsável também pela arte daquela edição.

Lançado uma década depois, e também na programação desta edição da Mostra, Kadosh: Laços Sagrados (1999) se passa em Mea Shearim, bairro judeu ortodoxo de Jerusalém, e faz parte de outra trilogia de Gitai, a da Cidade, feita no retorno dele a Israel. A tríade é completada por Devarim (1995), ambientado em Tel Aviv, e Yom Yom (1998), filmado em Haifa.

Na quarta-feira, 23/10, Amos participou de um evento especial da Mostra no Teatro Unimed, onde lançou o livro Em Tempos como Estes. A obra conta com correspondências de 1929 a 1994 de Efratia Gitai, mãe de Amos, com selo de lançamento da Mostra em coedição com a editora Ubu e o Ventre Studio. Na data, houve leitura de algumas cartas, realizada pelas atrizes Bárbara Paz, Camila Márdila e Regina Braga e pelo ator Gabriel Braga Nunes.

Registramos a apresentação do diretor no evento e alguns trechos das leituras. Aperte o play e confira:

*Acompanhe nossa cobertura da 43ª Mostra de São Paulo por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Mario Miranda Filho/Agência Foto.

Comentários