Alice Júnior é destaque internacional entre os melhores filmes de 2020 com temática LGBTQIA+

por: Cinevitor

alicejuniorindiewire2020Protagonista: Anne Celestino Mota no brasileiro Alice Júnior.

Considerado um dos sites mais importantes sobre a indústria cinematográfica, o americano IndieWire é também conhecido por suas listas de melhores do ano. O cinema brasileiro já apareceu algumas vezes entre os favoritos dos críticos da publicação e não foi diferente em 2020.

Na lista The Best Queer Films of 2020, que destaca as melhores produções com temática LGBTQIA+, a comédia dramática Alice Júnior, de Gil Baroni, se destaca entre os doze títulos escolhidos. Na trama, Alice Júnior é uma youtuber trans cercada de liberdades e mimos. Depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.

O premiado longa, protagonizado por Anne Celestino Mota, fala sobre a adolescência, suas inquietações, seus sonhos e retrata a escola como um ambiente de ensino indispensável, mas que muitas vezes pode ser opressor. O diretor Gil Baroni, o roteirista e criador da ideia original Luiz Bertazzo e o corroteirista Adriel Nizer Silva, desenvolveram a história ao longo de um ano e meio.

Alice Júnior integrou a seleção da mostra Generation no Festival de Berlim deste ano; no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro recebeu os prêmios de melhor atriz para Anne Mota, melhor montagem, trilha sonora e atriz coadjuvante para Thaís Schier; no Festival do Rio, foi eleito o melhor filme da Mostra Geração segundo o público; na 27ª edição do Festival Mix Brasil foi consagrado com três estatuetas: melhor interpretação, Menção Honrosa e melhor longa nacional segundo o público.

Além disso, o filme circulou com sucesso em festivais internacionais e recebeu o Prêmio do Júri no aGLIFF, Austin Gay and Lesbian International Film Festival, e integrou a seleção do Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival, considerado o maior festival com temática LGBTQIA+ do mundo.

Sobre Alice Júnior, Jude Dry escreveu no site: “Exalando charme, energia contagiante e confiança inabalável, Alice é a adolescente trans protagonista dos seus sonhos no cinema. Ela é vice-campeã em um reality show para jovens modelos, que ela nunca deixa seu adorado público esquecer por meio de suas atualizações animadas no YouTube. Ela está vivendo sua melhor fase em uma cidade chique brasileira quando seu pai a muda inesperadamente para um lugar mais conservador. Enquanto Alice luta com os uniformes escolares dos meninos e o bullying ignorante, ela também se abre para novas formas de amizade. O diretor Gil Baroni faz uma grande estreia com essa comédia trans glamourosa, sincera e comemorativa. Mais filmes trans como este, por favor”.

Conheça os 12 melhores filmes de 2020 com temática LGBTQIA+, lançados no cinema ou em streaming, segundo o IndieWire:

A Verdadeira História de Ned Kelly, de Justin Kurzel (Austrália/Reino Unido/França)
Alice Júnior, de Gil Baroni (Brasil)
Atrás da Estante, de Rachel Mason (EUA)
Funny Boy, de Deepa Mehta (Canadá/EUA)
Kajillionaire, de Miranda July (EUA)
Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado, de Cristina Costantini e Kareem Tabsch (EUA)
Lingua Franca, de Isabel Sandoval (EUA/Filipinas)
Monsoon, de Hong Khaou (Reino Unido)
Possessor, de Brandon Cronenberg (Canadá/Reino Unido)
Shirley, de Josephine Decker (EUA)
The Boys in the Band, de Joe Mantello (EUA)
Welcome to Chechnya, de David France (EUA)

Foto: Divulgação/Olhar Distribuição.

Comentários