9º Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero abre inscrições para curtas-metragens

por: Cinevitor
Os premiados da edição passada no palco.

A nona edição do Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, que acontecerá entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro nas cidades do Recife, Bezerros e Itamaracá, com atividades on-line e presenciais, já está com inscrições abertas para as mostras competitivas.

Serão admitidos filmes com temática LGBTQIA+ e/ou obras realizadas por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade, com qualquer temática. Vale ressaltar que os filmes devem ser curtas-metragens com duração máxima de 25 minutos e data de lançamento a partir de janeiro de 2020. Os filmes já exibidos nas edições anteriores do festival não serão considerados. As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas até o dia 10 de julho e devem ser feitas exclusivamente de forma on-line, através do formulário disponível no site oficial (clique aqui).

A 9ª edição do festival, considerado um dos mais importantes do segmento no Brasil, terá atividades virtuais e presenciais. As mostras competitivas serão realizadas entre 3 e 7 de outubro, no Cineteatro do Parque e no Cinema da Fundação, em formato presencial, respeitando os protocolos de segurança vigentes por conta da pandemia de Covid-19.

Como de costume, nas mostras competitivas, os títulos selecionados concorrem ao prêmio de melhor filme em duas categorias. A primeira leva em consideração os filmes pernambucanos, realizados por produtoras sediadas no estado e/ou por diretor/a/e (es/as) domiciliado/a/e (s) em Pernambuco. A segunda categoria, de filme nacional, leva em consideração as obras realizadas em todo o território brasileiro, incluindo Pernambuco.

Os vencedores serão escolhidos por um júri oficial, formado por especialistas em cinematografia e/ou artes, recebendo o troféu Rutílio de Oliveira e uma premiação no valor de mil reais. O público do Recifest também poderá votar de forma on-line, com cadastramento prévio, e escolher o melhor filme pernambucano e o melhor filme nacional. O júri oficial ainda concederá troféus em outras categorias.

Todos os filmes inscritos serão avaliados por uma comissão curatorial que levará em conta critérios técnicos, artísticos e éticos. O resultado da seleção dos filmes que serão exibidos nas mostras competitivas será anunciado até o dia 1º de agosto. Os responsáveis pela inscrição de cada um dos filmes selecionados receberão o valor de R$ 100 pelo direito de exibição das obras no festival.

Vale ressaltar que os filmes inscritos para a seleção devem assegurar que possuem os direitos de exibição de imagens, sons e de execução de trilha sonora contida na obra, para fins de exibição em festival e exibições públicas sem fins lucrativos.

Foto: Vitor Búrigo.

Comentários