9º Olhar de Cinema: conheça os filmes selecionados para as mostras Mirada Paranaense e Olhares Brasil

por: Cinevitor

inabitavelolhardecinemaErlene Melo, Luciana Souza e Sophia William no curta Inabitável.

A nona edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba acontecerá entre os dias 7 e 15 de outubro de forma on-line, por conta da pandemia de Covid-19. Devido à incerteza do cenário e por medidas de segurança, a organização decidiu que o festival irá acontecer de maneira remota este ano, com exibições nas salas de cinema apenas se a situação da pandemia estiver controlada.

Possibilitando um novo alcance ao público, o festival busca destacar e celebrar o cinema independente realizado em todo o mundo. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

A seleção apresenta filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público. Entre as mostras do festival estão: Olhares Brasil, uma seleção especial com filmes nacionais que vêm se destacando ao longo de festivais; e Mirada Paranaense, com um recorte da recente produção do estado.

Os diretores do festival, Antonio Junior e Eugenia Castello, falaram sobre a expectativa para o novo formato e destacaram o lado positivo de alcançar um público que muitas vezes não pode estar presente no festival: “Claro que não estar na sala de cinema gera uma relação completamente diferente, mas é possível participar do festival, e estamos tentando transpor para esse universo online diversas das atividades presenciais que a gente tinha”, explica Antonio. E continua: “O festival mudou pouco, as mostras quase todas continuam intactas e com a sua quantidade de filmes. Vamos fazer alguns ajustes em uma ou outra, cortar algumas que não fazem sentido no online, mas as outras atividades paralelas: oficinas, seminários e Curitiba_Lab estão todas mantidas”.

“Entendemos que é uma edição excepcional e tanto nós como o público estaremos vivenciando um Olhar de Cinema como nunca vimos antes, mas com o mesmo cuidado com a seleção, filmes, público e convidados”, afirma Eugenia Castello. E segue: “Se por um lado a gente pensa num aspecto negativo, de não poder ter algo tão característico do Olhar, que são os encontros presenciais, o público e as salas lotadas; por outro, agora a gente tem a oportunidade de ser conhecido pelo Brasil inteiro”.

Entre os primeiros títulos anunciados estão longas e curtas-metragens que compõem um recorte da nova e mais ousada cinematografia brasileira. A diversidade de olhares e narrativas é o ponto de maior destaque da mostra Olhares Brasil. Já na Mirada Paranaense, o evento traz onze títulos que integram a mostra local: o longa-metragem documental A Alma do Gesto, de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira, que explora a criação artística e a construção imagética de outra arte que não o cinema; e nove curtas, com temas como racismo, negritude, preconceito social, entre outros.

Vale lembrar que até o dia 2 de setembro estão abertas as inscrições para o Passaporte Acesso Livre do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que permitirá ao público acesso à programação. Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, foi preciso pensar em um novo formato para o evento, com sessões virtuais. Se esta mudança é negativa pelo lado da ausência física, do outro encontra a possibilidade de todo o Brasil conhecer os filmes e o próprio Olhar de Cinema.

O Passaporte Acesso Livre surge como um reconhecimento da importância e fidelidade do público do festival. As inscrições devem ser feitas pelo formulário no site. Com vagas limitadas, os cadastros serão submetidos a um processo de seleção que observará a diversidade, tendo como foco a participação de pessoas de diferentes regiões e realidades sociais. Os selecionados terão acesso a dois ingressos gratuitos por dia para os filmes da programação. Quem não tiver o passaporte, ou mesmo queira assistir mais de dois filmes por dia, poderá adquirir os ingressos para as sessões on-line do festival por R$5,00 cada filme.

Conheça os primeiros selecionados para o 9º Olhar de Cinema:

OLHARES BRASIL | LONGA-METRAGEM

Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança (Brasil/Portugal/Moçambique)
Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso (CE)
Canto dos Ossos, de Jorge Paulo e Petrus de Bairros (CE)
Cavalo, de Raphael Barbosa e Werner Salles Bagetti (AL)
Fakir, de Helena Ignez (SP)
Sertânia, de Geraldo Sarno (CE)
Yãmĩyhex: As Mulheres-espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali (MG)

OLHARES BRASIL | CURTA-METRAGEM

Enraizadas, de Gabriele Roza e Juliana Nascimento (RJ)
Inabitável, de Matheus Farias e Enock Carvalho (PE)
Mãtãnãg, a Encantada, de Shawari Maxacali e Charles Bicalho (MG)
Minha História é Outra, de Mariana Campos (RJ)
A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro (SC)
Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda (PE)
O Verbo se fez Carne, de Ziel Karapotó (RJ)

MIRADA PARANAENSE | LONGA-METRAGEM

A Alma do Gesto, de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira

MIRADA PARANAENSE | CURTA-METRAGEM

Além de Tudo, Ela, de Pedro Vigeta Lopes, Pâmela Regina Kath, Mickaelle Lima Souza e Lívia Zanuni
Aonde Vão os Pés, de Débora Zanatta
Cancha – Domingo é dia de jogo, de Welyton Crestani
Cor de Pele, de Larissa Barbosa
E no rumo do meu sangue, de Gabriel Borges
Exumação da Arte, de Maurício Ramos Marques
Meia Lua Falciforme, de Dê Kelm e Débora Evellyn Olimpio
A Mulher que Sou, de Nathália Tereza
Napo, de Gustavo Ribeiro
Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno

Foto: Divulgação/Gatopardo Filmes.

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