7ª Mostra de Cinema de Gostoso anuncia nova data e selecionados para o Gostoso Lab

por: Cinevitor

gostoso2021onlineNova data, exibições virtuais e atividades paralelas na programação.

A Mostra de Cinema de Gostoso, que geralmente acontece em novembro, no Rio Grande do Norte, se aproxima de sua sétima edição já consolidada no calendário dos principais festivais de cinema do Brasil. Valorizada pelo impacto positivo na economia local e reconhecida por realizadores, jornalistas e pelo público de todo o país por sua programação de qualidade, este ano a Mostra passará por ajustes e será realizada sob as condições excepcionais exigidas pela pandemia de Covid-19.

A sétima edição, que já tinha sido adiada para fevereiro, agora acontecerá entre os dias 10 e 14 de março, em formato on-line e com acesso totalmente gratuito. Através de parcerias com plataformas de streaming, a Mostra oferecerá uma programação composta pela exibição de filmes, homenagens à cinematografia brasileira, laboratório de projetos e a realização de masterclasses e oficinas.

Com direção geral e curadoria de Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, o eixo temático proposto para esta edição irá centrar-se no debate a respeito da memória, em suas diversas facetas, enveredando para temáticas que abordem e valorizem a memória audiovisual brasileira.

Saiba como será dividida a programação:

MOSTRA NACIONAL: serão exibidos 6 longas e 10 curtas-metragens brasileiros produzidos em 2020/2021. Cada filme será acompanhado de um vídeo com perguntas e respostas com o(a) respectivo(a) diretor(a), a respeito do processo de criação e produção dos filmes e das temáticas abordadas.

MOSTRA COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL: serão selecionados 5 curtas-metragens dentre os 19 filmes já realizados pelo Coletivo Nós do Audiovisual, formado por jovens de São Miguel do Gostoso que participam de cursos de formação oferecidos desde 2013 pela Mostra.

MOSTRA ACERVO: cada um(a) dos(as) seis diretores(as) dos longas-metragens da Mostra Nacional indicará um filme da história do cinema brasileiro, que inspirou sua formação enquanto realizador(a). Os(as) diretores(as) gravarão um vídeo falando sobre o motivo da escolha do filme, que será veiculado antes do início de cada filme da Mostra Acervo.

SESSÃO CINELIMITE: composta por três longas-metragens brasileiros dos anos 1960, idealizada em parceria com o site Limite. Sediada em Nova York e Bahia, é uma organização sem fins lucrativos de mídia artística dedicada a expandir a presença do cinema brasileiro no exterior. Limite fornece uma plataforma on-line para filmes brasileiros clássicos e contemporâneos recém traduzidos, ao mesmo tempo que fornece material suplementar como ensaios escritos e em vídeo, entrevistas, listas e podcasts.

SESSÕES ESPECIAIS: serão exibidos três longas-metragens raros da história do cinema brasileiro, inéditos em plataformas de streaming.

MASTERCLASSES: serão realizadas três masterclasses em formato de vídeo pré-gravado com renomados professores(as) de cinema. Cada masterclass será dividida em oito vídeos com cerca de 10 minutos de duração, cada um com um subtema específico. Estes vídeos serão disponibilizados na plataforma de streaming onde serão exibidos os filmes da Mostra e também no canal do YouTube da Mostra de Cinema de Gostoso.

CURSOS DE FORMAÇÃO: serão realizados dois cursos através de videoconferência para o Coletivo Nós do Audiovisual, dando continuidade ao trabalho de formação técnica e audiovisual que a Mostra de Cinema de Gostoso proporciona à jovens da cidade de São Miguel do Gostoso e arredores.

A Mostra de Cinema de Gostoso e o BrLab, organizadores da segunda edição do Gostoso Lab, laboratório para projetos de longa-metragem da região Nordeste em fase de desenvolvimento, também anunciaram os projetos selecionados. Confira:

A Ponte, de Aristeu Araújo; produzido por Pedro Fiuza (RN)
Bomba-Batom, de Marília Cunha; produzido por Marília Cunha e Isaac Donato (BA)
Cavalo (w.t.), de Juliana Lapa e Valentina Homem; produzido por Dora Amorim e Júlia Machado (PE)
Entre Março e Abril, de Davi Revoredo; produzido por Carla Mariane (RN)
Olhe para Mim, de Rafhael Barbosa; produzido por Felipe Guimarães (AL)
Partiste, de Ceci Alves; produzido por Ceicça Boaventura (BA)

As atividades de consultoria ocorrerão durante a realização da 7ª Mostra de Cinema de Gostoso, em formato on-line, por conta da pandemia. O Gostoso Lab é um espaço voltado à reflexão e análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem.

Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira, sob tutoria do diretor Ramon Porto Mota, do produtor Ivan Melo, da produtora Nara Aragão e do produtor e diretor do BrLab, Rafael Sampaio, responsável pela coordenação pedagógica.

Ao longo dos seis primeiros dias, os representantes dos projetos selecionados participarão de intensas atividades de discussão através de consultorias individuais, sessões coletivas e de uma programação que contará com palestras e encontros com profissionais do audiovisual. No sétimo e último dia, os projetos serão apresentados em formato de pitch virtual para convidados, antes da conclusão do laboratório. As atividades visam apresentar um panorama do cenário brasileiro e internacional da produção audiovisual, e oferecer ferramentas para que os projetos de longa-metragem sejam melhor desenvolvidos e potencializados em seus diferentes aspectos fundamentais como roteiro, direção, produção e distribuição.

Nos próximos dias será divulgada a programação completa com o detalhamento de todos os filmes e atividades. A Mostra de Cinema de Gostoso é uma realização da Heco Produções, CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania e Guajirú Produções.

Foto: Divulgação/Heco Produções.

Comentários