41ª Mostra de São Paulo: Paulo José recebe o Prêmio Leon Cakoff

por: Cinevitor

paulojosemostraleonNoite emocionante: Paulo José e Renata de Almeida, diretora da Mostra.

Nesta segunda-feira, 23/10, a 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo prestou uma das homenagens mais emocionantes desta edição. No ano em que completa oito décadas, o ator Paulo José recebeu o Prêmio Leon Cakoff por sua carreira no cinema, teatro e televisão. Como parte dessa homenagem, três dos filmes mais icônicos em que atuou farão parte das sessões no vão livre do Masp: O Padre e a Moça, O Homem Nu e Macunaíma.

Renata de Almeida, diretora da Mostra, entregou o troféu para o homenageado antes da exibição do documentário Todos os Paulos do Mundo, de Rodrigo de Oliveira e Gustavo Ribeiro, que faz um ensaio cinematográfico sobre Paulo José, considerado um dos maiores artistas do Brasil.

A trajetória do ator, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson em 1992, inclui filmes como: Bebel, Garota Propaganda (1968), de Maurice Capovilla; O Homem Nu (1968), de Roberto Santos; As Amorosas (1968), de Walter Hugo Khouri; Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade; Os Deuses e os Mortos (1970), de Ruy Guerra, do qual foi roteirista; Cassy Jones, o Magnífico Sedutor (1972), de Luiz Sergio Person; e O Rei da Noite (1975), de Hector Babenco.

Nos últimos anos, atuou também em: Dias de Nietzsche em Turim (2002), de Júlio Bressane; Benjamim (2004), de Monique Gardenberg; 500 Almas (2004), de Joel Pizzini; Pequenas Histórias (2007), de Helvécio Ratton; Juventude (2008), de Domingos Oliveira; Insolação (2009), de Felipe Hirsch e Daniela Thomas; e O Palhaço (2011), de Selton Mello.

Tão expressiva quanto no teatro e no cinema é sua história na televisão, que começou nos anos 1970. Paulo José ascendeu junto com as telenovelas inspiradas pela dramaturgia realista brasileira, e nessas quase cinco décadas, além de atuar, também dirigiu minisséries e especiais para a TV. Estreou em Véu de Noiva, em 1969, e daí em diante integrou o elenco de diversas produções, como: Shazzan e Xerife, O Primeiro Amor, Tieta, Vamp, Por Amor, Senhora do Destino, Caminho das Índias, entre outras.

Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem, que também contou com a presença da produtora Vania Catani, amiga de Paulo José:

Foto: Claudio Pedroso/Agência Foto.

Comentários